Quarta-feira, 26 de abril de 2023 - 13h58

Promover atividades voltadas à conscientização
para um trânsito seguro, possibilitando amplo debate das responsabilidades e
avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão no trânsito, é o
objetivo das ações educativas organizadas pelo Departamento Estadual de
Trânsito – Detran Rondônia, para o movimento Maio Amarelo, que este ano tem como mensagem – “No
trânsito, escolha a vida”, em conformidade com a Resolução
Contran nº 980, de 23 de setembro de 2022.
A
solenidade de abertura do movimento Maio Amarelo em
Porto Velho, vai acontecer na sexta-feira, 28, às 8h no Teatro Guaporé, com a
participação de servidores e do público em geral. As regionais do Detran de
Guajará-Mirim, Ariquemes, Espigão do Oeste e Ji-Paraná, também irão promover
atividades para marcar a abertura do movimento.
O
governador de Rondônia, Marcos Rocha explica que, as ações executadas pela
Autarquia têm o objetivo de conscientizar e sensibilizar cada cidadão a adotar
comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da
sua própria vida e a dos demais cidadãos. “Sensibilizar a população rondoniense
a respeito da preservação da vida é essencial para a promoção de um trânsito de
paz”, disse.
Executadas
durante todo o mês de maio, as atividades do movimento Maio Amarelo serão realizadas pela Coordenadoria de
Educação para a Segurança e Cidadania no Trânsito da Escola Pública de Trânsito
– EPT em parceria com as demais instituições do Sistema Nacional de Trânsito em
Rondônia, como a Polícia Rodoviária Federal – PRF e a Secretaria Municipal de
Trânsito, Mobilidade e Transportes – Semtran, e Corpo de Bombeiros
Militar- CBMRO. O diretor da EPT, Renato de Moraes Ramalho destaca as ações
realizadas. “Palestras, blitz, pit stop vão acontecer em escolas,
universidades, empresas, igrejas, órgãos públicos e vias públicas localizadas
nos principais cruzamentos da cidade, faixas de pedestres e em pontos de alto
índice de sinistros”, ressaltou.
MAIO
AMARELO
O diretor-geral
do Detran/RO, Léo Moraes esclarece que, o movimento Maio Amarelo é de proporção internacional, mas
criado no Brasil em 2014, com a finalidade de chamar atenção da sociedade para
o alto índice de mortes e feridos no trânsito, em todo o país. “Convidamos a
população rondoniense a abraçar a causa do movimento para promoção da paz no
trânsito e preservação de vidas. No trânsito, escolha a vida”, salientou.
A
escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da Organização das Nações
Unidas – ONU quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11
de maio de 2011, e com isso, o balanço das ações sempre é realizado no mês de
maio no mundo todo.
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Marcando o encerramento do ciclo de assessoria técnica da instituição internacional Childhood Brasil para a implementação da Lei da Escuta Especiali

O governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), segue intensificando as ações da 28ª Semana Nacio

StartupON fortalece agenda de inovação no interior de Rondônia
Como parte da estratégia do Sebrae Startups para fortalecer os ecossistemas de inovação em todas as regiões do estado, Vilhena respirou inovação no

Políticas Públicas de Trânsito: Detran-RO disponibiliza Anuário Estatístico de Sinistros 2025
Com o objetivo de oferecer um panorama completo sobre os sinistros de trânsito no estado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) disponibil
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)