Sábado, 27 de junho de 2009 - 08h35
O Vereador Zequinha Araújo-PMDB está participando de forma atuante de todas as audiências públicas que estão sendo realizadas neste mês de junho, e que tem como objetivo definir programas e ações prioritárias, que serão incluídas no Plano Plurianual- PPA-2010/2013 e Lei Orçamentária Anual-LOA/ 2010 para elaboração do Orçamento Participativo de Porto Velho, para o quadriênio 2010 à 2013.
Já foram realizadas reuniões plenárias com os temas: Juventude, Educação, Mulher/Ação Social e Gêneros.
Na audiência realizada nesta quinta feira, 25, no Teatro Banzeiros, com o tema Infra-estrturura, centenas de moradores e lideranças comunitárias de vários bairros da capital e também representantes dos distritos participaram da plenária apresentando sugestões e encaminhando reivindicações ao poder público municipal.
Zequinha destacou a importância da participação popular na elaboração do Orçamento Participativo.
Esse processo conduz a uma maior consciência política da população, que não fica mais passiva, esperando só ações por parte do poder público, pois ela mesma passa a participar das decisões. Isso constitui uma nova relação entre o Estado e a sociedade civil, uma vez que o povo não fica mais aguardando investimentos que dependem da boa vontade de governos, tendo a possibilidade de participar diretamente das decisões inerentes à melhoria de sua qualidade de vida, afirma o vereador.
Através destas audiências surge a possibilidade da própria população poder decidir, em cada região da cidade, sobre as prioridades de investimentos e aplicação de recursos. Esse procedimento estimula a organização da sociedade civil e conduz a um maior engajamento político da população, destaca o vereador.
O vereador Zequinha entregou aos secretários municipais que participaram da Audiência Pública, várias demandas para serem incluidas no orçamento participativo.
Para a Semtran, Zequinha solicitou a construção de mais abrigos.
Para EMDUR. O vereador pediu a inclusão no Plano Plurianual, a Iluminação natalina nos distritos, facilitação na iluminação dos eventos comunitários; Melhorias na Iluminação do campo de Futebol do Jardim Santana.
Para a Semob/Semusb, Zequinha solicitou para ainda este ano, o asfaltamento das Ruas: Tucunaré, Pirapitinga e Pirarara, no Bairro Lagoa.
Ruas, Raimundo Cantuária e Amazonas, no bairro Jardim Santana
Ruas Leopoldo Peres entre Nova República e Maldonado, bairro Cidade Nova.
Rua Sheila Regina no bairro Esperança da Comunidade.
Rua Uruguai no bairro Nova Porto Velho, e ainda asfaltamento de várias ruas nos bairros São Francisco, Socialista, Mariana, Flamboyant, Caladinho, Cidade do Lobo e Jardim Eldorado.
Nós enquanto representantes do povo não podemos ficar ausente dessa responsabilidade de poder contribuir através de sugestões e indicações para o planejamento orçamentário participativo, afirma o vereador.
O vereador Zequinha ao final da audiência reforçou o convite a população para participar de uma nova plenária que será realizada neste sábado, às 9h, no mesmo Local, Teatro Banzeiros, onde serão encaminhadas as propostas para melhorias no setor agrícola de Porto Velho.
Zequinha já adiantou que vai solicitar que seja incluído no orçamento participativo, para a agricultura, uma rede de apoio aos pequenos Produtores Rurais.
A implantação de um centro de Referência e Assistência Social- CRAS, nas comunidades de Cujubim, Joana DArc e Jacy Paraná, entre outras demandas.
Participaram da audiência Pública os secretários: Sérgio Pacífico( Planejamento), Marcelo Fernandes, (Obras),Fernanda Kopanakis(de Regularização Fundiária e Habitação), Jair Ramires,( Secretário Municipal de serviços Básicos), Israel Xavier(Obras e Projetos Especiais), o diretor presidente da EMDUR, Mário Sérgio, a secretária Municipal de Transporte e Trânsito Fernanda Moreira, e o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sócioeconômico e Turismo, Eli Bezerra.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia
A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro
O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)