Porto Velho (RO) segunda-feira, 29 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

A morte é institucional


A morte é institucional  - Gente de Opinião

Talvez a morte sempre tenha sido institucionalizada no Brasil, desde o capitão do mato.

Porém, hoje, demos um passo à frente: o Brasil instituiu a pena de morte por câmara de gás.

Definitivamente, a vida perdeu o sentido nesse país. Talvez nunca tenha tido, mas, agora, junto com o sufocamento constitucional, decretou-se a pena de morte.

Foi instituída, oficializada no atual Estado Policial pós-moderno, pari passu com todas as mentiras planejadas dos anjos da morte nazi-fascistas.

É a morte que nos espreita, de perto...

O principal traço do Fascismo, o mais brutal e desumano, nós temos de sobra. É a indiferença à compulsão pela morte violenta.

A violência institucional revelou com sobras, nessa quadra, que também foram institucionalizados os meios mais cruéis dessa matança planejada.

Laudo do IML aponta que homem morreu por asfixia em viatura da PRF

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O xadrez na minha vida

O xadrez na minha vida

Faz muito tempo que não jogo, muito tempo, mas, penso agora que o jogo foi decisivo para ser quem sou.Se você continuar a ler, vou te contar o iníci

CIÊNCIA É CONSCIÊNCIA ¹?

CIÊNCIA É CONSCIÊNCIA ¹?

        O capitalismo é contraditório e isso significa dizer que produz uma ciência capaz de reduzir a fome, combater as letalidades naturais, ao me

O Bom Senso e o efeito extrator do senso comum

O Bom Senso e o efeito extrator do senso comum

        Esse é um dos temas da aula de hoje, na pós-graduação. Porém, note-se que se trata de um fenômeno social, cultural, que está presente na vid

Uma epistemologia política - necessária, obrigatória, ao Brasil de 2026

Uma epistemologia política - necessária, obrigatória, ao Brasil de 2026

Educação crítica  Assim como a violência social, e mais especificamente a violência escolar, outro enorme desafio para quem é profissional da educa

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)