Terça-feira, 15 de dezembro de 2009 - 12h23
A secretaria municipal de Saúde através do Departamento de Vigilância Sanitária realizou a I Oficina de Boas Práticas Sanitárias em Serviços de Beleza, no auditório da Comepi. A oficina foi direcionada para manicuros, pedicuros, barbeiros, cabeleireiros, podólogos e tatuadores.
O objetivo é levar informações a estes seguimentos quanto ao papel da Vigilância Sanitária na inspeção nos serviços de beleza e prevenção de doenças possíveis de transmissão, através de instrumentos de trabalho. Doenças como Hepatites B e C, AIDS e micoses.
A oficina foi realizada pelos técnicos do Departamento de Vigilância Sanitária e da Semusa. Para ministrar as palestras foram convidados os médicos Arlet Baldez, que falou sobre doenças transmissíveis e Eleidon Ramos, que abordou o papel da Vigilância Sanitária. A enfermeira sanitarista Marizélia de Moraes falou sobre Biossegurança e o fiscal Jairo Serrão, que abordou a atuação do fiscal de Vigilância Sanitária nos estabelecimentos que oferecem serviços de beleza.
A oficina foi considerada muito proveitosa pelos 37 profissionais que participaram do evento. A segunda Oficina de Boas Práticas Sanitárias em Serviços de Beleza, está prevista para o mês de março do ano que vem e os interessados já podem procurar o Departamento de Vigilância Sanitária ou ligar para o telefone 08006470009.
Segundo o diretor do departamento de Vigilância Sanitária, Ronald Gabriel Passos, os conhecimentos repassados aos profissionais são muito importantes, à medida que além de esclarecer e orientar, garante a segurança dos clientes. “A má higiene nos salões de beleza pode transmitir desde as doenças mais simples, como micoses, até problemas graves como AIDS e hepatites, por isso a preocupação com a transmissão de doenças nestes locais exige que algumas normas sejam cumpridas e é muito importante que o profissional tenha todo o cuidado possível com produtos como ceras que não devem ser reaproveitáveis, manter alicates, tesouras e pinças sempre esterilizados, o cuidado com a higiene adequada nas escovas e pentes, assim como potinhos e bacias, enfim, ambiente limpo e materiais descartáveis, sempre”, finalizou o diretor.
Fonte: Nara Vargas
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)