Porto Velho (RO) quarta-feira, 9 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

VALVERDE: Ampliação dos espaço políticos para mulheres


O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde(PT)participou nesta quarta-feira (05)no Palácio do Planalto, do lançamento do 2º Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, que tem 91 metas, com 56 prioridades e 394 ações distribuídas em 11 eixos de atuação.

Segundo Valverde, é preciso ampliar os espaços políticos para as mulheres, estimulando a participação das mulheres nas eleições, o que será contemplado no plano, com um aumento de 20% na representação feminina nas Câmaras de Vereadores já nas eleições municipais deste ano. A ampliação também ocorrerá na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e nas Assembléias Legislativas, mas só nas eleições de 2010.

Além dessas revisões, o plano prevê ainda a alteração da lei de cotas, que estabelece que cada partido ou coligação deve reservar o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo nas eleições proporcionais. Sendo que o descumprimento do percentual resulte em punição.

A subsecretária de articulação institucional da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Sônia Malheiros, disse que serão feitas campanhas estimulando a participação das mulheres em eleições. " Vamos lançar campanhas que mobilizem as mulheres a participar da política e estimular a votação de homens e mulheres em mulheres para ocupar esses cargos", explica.

Ela disse ainda, que serão criados novos juizados específicos para avaliar os processos de violência contra a mulher. Hoje há no País 48 juizados.

Na área da educação, além da alfabetização de 3 milhões de mulheres, as metas incluem a construção de 1.714 creches e pré-escolas, a formação de 120 mil profissionais da educação nas temáticas de gênero, raça/etnia e a ampliação em 10% da freqüência de mulheres negras no ensino superior. Na área da saúde, a meta é reduzir em 15% a mortalidade materna e disponibilizar métodos anticoncepcionais em todos os serviços de saúde.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON) encaminhou nesta segunda-feira (7) um ofício à bancada federal rondoniense sol

Deputada Cristiane Lopes recebe representantes do IFRO e reforça compromisso com a Educação de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes recebe representantes do IFRO e reforça compromisso com a Educação de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) recebeu nesta terça-feira (8), comitiva do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), liderada pelo

Plano Nacional de Educação é debatido na Assembleia Legislativa de Rondônia

Plano Nacional de Educação é debatido na Assembleia Legislativa de Rondônia

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou, na tarde desta segunda-feira (07), um Seminário Estadual para discutir o ‘Plano Nacional de

Gente de Opinião Quarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)