Segunda-feira, 11 de junho de 2012 - 17h45
Rondônia é um dos primeiros estados da região Norte a dispor de um angiógrafo universal para atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS. O aparelho, adquirido pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Jirau, ao custo de R$ 1 milhão e 926 mil, foi entregue nesta segunda-feira, 11, em solenidade que contou com a presença do governador Confúcio
Moura, juntamente com outras obras realizadas no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.
O aparelho de angiografia, instalado no Centro Cirúrgico do Hospital de Base, tem capacidade para realizar exames e diagnósticos precisos por imagem, de problemas cardiológicos, neurológicos, vasculares e periféricos, além de definir o tipo de tratamento, que pode ser clínico, cirúrgico, ou intervenção por cateter. Sendo este último procedimento, realizado pelo próprio angiógrafo.
Segundo o diretor do Hospital, Jean Negreiros, será uma grande ajuda, principalmente no tratamento dos casos de Acidente Vascular Cerebral – AVC, uma das principais causas de morte e de aposentadoria por invalidez no Brasil. “Esse aparelho vai proporcionar uma recuperação dos pacientes nas primeiras seis horas. Pelo menos cinquenta por cento dos pacientes têm possibilidade de se recuperar e ficar com o mínimo possível de sequelas quando recebem o atendimento apropriado nessas primeiras seis horas”, relata.
Também como parte das compensações sociais da Usina Jirau, na mesma ocasião foi inaugurada a reforma da recepção do Hospital de Base. Bem diferente da anterior, a nova entrada principal possui portas automáticas, quatro banheiros, é climatizada, mais moderna, confortável e funcional.
O assessor da diretoria Institucional da ESBR, Carlos Alberto Silvestre, ressalta que no que tange à saúde, outras obras ainda serão inauguradas através de convênios firmados com o Governo do Estado de Rondônia, para o repasse das compensações sociais da Usina Jirau. “Tem a construção do novo prédio da Policlínica Oswaldo Cruz, o Centro de Imagem do próprio Hospital de Base e outras obras que, juntamente com o governo, iremos entregar”, informa Silvestre.
O governador Confúcio Moura destacou a parceria com a Energia Sustentável do Brasil, sobretudo os investimentos que têm feito em prol da melhoria na área da saúde. “Essa é a nossa segunda semana de inaugurações, conforme anunciamos previamente, e assim nós vamos dando resposta à população do estado de Rondônia, especialmente a de Porto Velho, com um atendimento mais humanizado”, conclui o governador.
Fonte: Comunica
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)