Porto Velho (RO) quarta-feira, 24 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

TRE de Rondônia será o primeiro a implantar o sistema de título pela internet


 

Foi aprovada durante a sessão administrativa de terça-feira (30) no Tribunal Superior Eleitoral a implantação do projeto TÍTULO NET, que permite aos eleitores solicitar o título eleitoral por meio da internet.

Rondônia e mais os Estados do Paraná, Paraíba e São Paulo e o Distrito Federal farão parte dessa primeira etapa de implantação que ocorrerá agora em julho/09. Rondônia será o primeiro do grupo. A data marcada para ativação do sistema no Estado é 6 de julho/09. Na segunda etapa, o projeto será estendido para todas as demais unidades da federação.

A escolha de Rondônia foi em razão da existência de um Grupo de Estudos do Cadastro Eleitoral Regional  (GESCADE-RO) criado pela Corregedora Eleitoral, Desembargadora Ivanira Feitosa Borges.

O TÍTULO NET já foi testado em caráter experimental pelo TRE-DF em 2008 com o intuito de atender a necessidade de agilizar o atendimento aos eleitores.

Além de fazer o alistamento eleitoral, os interessados poderão realizar transferência do título, revisão eleitoral e emitir boleto de multas.

 

COMO FUNCIONARÁ

Depois de fazer o cadastro na internet, o eleitor deve comparecer com documentos de identidade e comprovante de residência para efetivar o cadastro junto à Justiça Eleitoral no prazo de cinco dias úteis.

Se for o caso de transferência e o eleitor não tiver votado e nem justificado, terá que apresentar também o comprovante de pagamento de multa. Para esses casos, a guia de pagamento da multa estará disponível automaticamente ao fim do preenchimento do cadastro.

 

VANTAGENS

Segundo Julceir Ramos, Técnico de informática do TRE rondoniense e membro do Grupo de Estudo do Cadastro Eleitoral do TSE - GESCADE-TSE, “o TÍTULO NET dará maior comodidade ao eleitor, pois será atendido, com data e hora marcada, além de o processo ser mais confiável pelo fato de ser o próprio requerente que preencherá os dados, restando ao funcionário do cartório apenas conferir os documentos apresentados com as informações registradas pelo eleitor.”

Para Edgard Manoel, Assessor da Corregedoria e Supervisor do GESCADE-RO, outra vantagem será a “possibilidade do eleitor escolher o local de votação mais próximo de sua residência e que tem vaga disponível. Ao digitar o CEP, automaticamente aparecerão as opções de seções na localidade disponíveis ao eleitor”.

O Assessor acrescentou ainda que “a existência de outras restrições cadastrais ao requerimento da operação impedirá a utilização do serviço, devendo o eleitor procurar o respectivo cartório eleitoral para necessária regularização, portando, além do título eleitoral, quando o possuir, documentos que comprovem sua identidade e o domicílio eleitoral”.

A proposta do TÍTULO NET foi aprovada por unanimidade pelos ministros do TSE. O presidente, ministro Carlos Ayres Britto manifestou sua adesão à proposta e afirmou que as possibilidades da internet “se colocam a serviço do aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral”.

Fonte: Ascom/TRERO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)