Porto Velho (RO) domingo, 7 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Transposição dos servidores em Rondônia em debate no AP



A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá realizará sexta-feira (10), às 9h, uma audiência pública para discutir o processo de transposição dos servidores estaduais para quadro em extinção da União, conforme a Emenda Constitucional nº 60.

O coordenador da Comissão de Apoio à Transposição de Rondônia, procurador Luciano Alves, foi convidado para participar da audiência e falar sobre os avanços alcançados com o processo de transposição no Estado. Em Rondônia, a transposição caminha com maior rapidez e a inclusão de centenas de servidores na folha de pagamento federal já representa uma economia de R$ 1,5 milhão por mês.

Na audiência, prevista para o plenário da ALE do Amapá e convocada pela deputada Roseli Matos (PP), o procurador de Rondônia abordará a importância do apoio da Procuradoria-Geral do Estado desde o início da transposição dos servidores que ingressaram no serviço público em Rondônia, até 15 de março de 1987.

Para fazer o acompanhamento, a PGE designou dois procuradores para atuar em Brasília e outro no Estado, diretamente junto à Superintendência de Gestão de Pessoas (Sugesp).

No Amapá, até o final do ano passado, quando uma comitiva do governo visitou a Sugesp, o processo funciona mais lento e sem acompanhamento direto de procuradores estaduais, mesmo diante da vigência da emenda constitucional nº 60.

A Comissão Especial dos Ex-Territórios de Rondônia, Amapá e Roraima (Ceext) apreciou até maio cerca de 8 mil processos somente de Rondônia, com a inclusão na folha da União de mais de 600 nomes que tiveram ingressaram no serviço público até 15 de março de 1987.

A coordenação estadual da Comissão de Suporte à Transposição funciona no 1º andar do edifício Cautário, Palácio Rio Madeira, e atua em conjunto com a Comissão Especial dos Ex-Territórios de Rondônia, Amapá e Roraima (Ceext).
 


Fonte
Texto: Abdoral Cardoso
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Missão de vida: pré-candidato coronel Vital reforça experiência de gestão pela segurança da sociedade

Missão de vida: pré-candidato coronel Vital reforça experiência de gestão pela segurança da sociedade

A experiência na condução da Segurança Pública de Rondônia e o conhecimento dos desafios enfrentados diariamente pelas forças policiais no combate à

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

A parlamentar destacou sua atuação nas articulações em Brasília desde 2023 e reafirmou o compromisso de continuar destinando recursos para fortalece

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebeu, nesta quarta-feira (3), autoridades do Departamento de Beni, na Bolívia, para uma reunião in

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (2), projetos de lei que autorizam a abertur

Gente de Opinião Domingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)