Segunda-feira, 11 de junho de 2012 - 19h01
Em discurso na Tribuna do Senado nesta segunda-feira, 11, o senador Ivo Cassol fez um breve relato da “novela” da Transposição dos servidores do estado de Rondônia para o quadro federal, cobrando uma definição de uma vez por todas das autoridades responsáveis. “Não é possível tanta enrolação, faz quase um ano que a presidente Dilma Roussef assinou o Decreto em Porto Velho e nada aconteceu até agora, nenhum servidor foi beneficiado”, cobrou.
Cassol lembrou que muitas vezes foi criticado e até vaiado por servidores quando dizia que as autoridades de Brasília estavam empurrando a transposição com a barriga, e que o processo não ia acontecer tão cedo. “Não existe vontade política por parte do Governo Federal, portanto não precisa comemorar que não vai sair tão cedo”, dizia Cassol quando ainda era governador, em 2010. Como que profetizando, as duras palavras do atual senador tornaram-se verdade, mais de dois anos depois nada de concreto aconteceu e os servidores voltam a Brasília para pressionar o Governo Federal em busca do sonho de ser transposto.
O senador Ivo Cassol lembrou as conversas e reuniões que teve com o então secretário de Recursos Humanos do ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, falecido em janeiro deste ano, quando ouviu do próprio secretário que seriam transpostos, se e quando acontecer, os servidores contratados até o ano de 1987, e não os contratados até 1991, como propagandeavam os políticos na época. “Onde quer que esteja o ex-secretário Duvanier será lembrado, mas eu não esqueci o que ele várias vezes me disse: não existe vontade do Governo Federal para fazer a transposição”, declarou Cassol.
Cerca de 1000 servidores, além de sindicalistas, prefeitos e deputados, são aguardados nesta semana em Brasília para protestar, acampar e se reunirem com as autoridades responsáveis pelo processo. O senador Ivo Cassol confirmou presença na reunião que acontecerá às 15:00 horas desta terça-feira, 12, com a bancada federal e representantes dos sindicalistas na Advocacia Geral da União, que recentemente recebeu os comprovantes de pagamentos e repasses da União ao Estado até o ano de 1991 e deverá emitir um parecer jurídico favorável dando legalidade para transpor os servidores contratados até este ano para que todos sejam beneficiados.
Segundo o senador Ivo Cassol, além da falta de vontade do Governo Federal o não recolhimento das contribuições previdenciárias durante anos pelos órgãos estaduais irão aparecer e serão cobrados. “Quem vai pagar essa conta? No passado descontaram dos servidores mas não repassaram para as aposentadorias, eu até fui alertado por um deputado federal para não lembrar deste detalhe mas não tem jeito, isso vai aparecer e a União não vai assumir, podem esperar mais essa para complicar o processo”, finalizou o senador.
Fonte: Marco Antônio
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)