Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

TJRO: Gestão e planejamento rendem economia de recursos



Quando se fala em serviço público, sempre vem à mente a idéia de desperdício, morosidade e improviso. Esse esteriótipo perpetuado pela mídia, literatura e ditados populares é uma barreia a ser enfrentada pelas instituições e pessoas que as formam. No Judiciário brasileiro é novo o modelo de gestão por resultados, com a proposição de metas que, no final das contas, redem dividendos para a própria Justiça e para a sociedade. No Tribunal de Justiça de Rondônia essa conta deu saldo positivo em 2010, com o cumprimento de 100% de sete, das 10 metas lançadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aos tribunais brasileiros.

Na Meta 6, por exemplo, era reduzir em pelo menos 2% o consumo per capita (magistrados, servidores, terceirizados e estagiários) com energia, telefone, papel, água e combustível, utilizando como referência o ano de 2009. A mensuração é feita pelo uso da unidade de consumo pertinente a cada um dos recursos analisados, à exceção do item telefonia, cuja mensuração é feita em moeda corrente. Nesse item, foi registrado o maior índice de economia: cerca de 236 mil reais. O consumo de água foi mais de 2 mil metros cúbicos menor do que em 2009.

A economia de recursos se encaixa também nas metas do próprio TJRO, por meio do Plano Estratégico do Poder Judiciário de Rondônia (PJRO), que prevê, até 2018, ainda menos gastos. A contratação de novos servidores e juízes e a construção de prédios para atender aos jurisdicionados em diversas comarcas do Estado é uma necessidade do PJRO. Para o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, são urgentes novos investimentos para 2011. "A principal engrenagem desta máquina é o servidor. Infelizmente, hoje estamos com um déficit de 1.090 serventuários", afirmou.

O CNJ avalia a economia de recursos em 5 grandezas:

- Combustível: em Litros

- Energia: em kWh

- Água: em m3

- Papel: em Resmas

Para chegar ao índice de redução, o CNJ divide o consumo total pelo número de pessoas que trabalham nos tribunais e fazem a comparação com esse dado no ano anterior. Para chegar à meta, de redução de 2% ao ano, o desempenho é acompanhado por semestre e após a aplicação de fórmula específica, deve chegar ao número 1. O TJRO teve desempenho oito vezes melhor: 8,34. A redução de gastos para chegar á meta foi coordenada pela Secretaria Administrativa do TJRO.

Fonte: Ascom TJRO
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1.376/2026, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exe

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)