Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

TJ integra novas comarcas ao Sistema Digital de 2º Grau



Depois de Porto Velho e Ji-Paraná, comarcas de 3ª entrância, é a vez de Ariquemes, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Vilhena e Cerejeiras, todas comarcas de 2ª entrância, a adotarem o Sistema Digital de Segundo Grau, inovador projeto de virtualização dos processos desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Rondônia para agilizar os julgamentos na segunda instância -câmaras cíveis e especiais - do Judiciário estadual.

Uma instrução conjunta entre a presidência e a corregedoria-geral regulamenta mais esta etapa do SDSG, implantado em dezembro de 2010 no TJRO. Desde então o sistema tem recebido no formato digital todas as apelações sem participação do Ministério Público, o que significa mais agilidade na prestação jurisdicional e melhor acesso ao processo, já que pode ser acessado pela internet de qualquer parte do mundo.

Disponível no sítio eletrônico do Poder Judiciário (www.tjro.jus.br), e por enquanto utilizado, exclusivamente, para os feitos da classe apelação cível e que não exijam a participação do Ministério Público de 2º grau, o sistema desenvolvido pela Divisão de Sistemas Judiciais da Coordenadoria de Informática do TJRO, está alinhado com a tendência de informatização, digitalização e virtualização dos serviços da Justiça, gerando economia e democratização na prestação jurisdicional.

De acordo com o vice-presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, que coordena a implantação do SDSG, a expansão da utilização desse procedimento para as demais comarcas do Estado foi programada para ocorrer de forma gradativa para que a a comunidade jurídica se adapte à novidade. Por isso o TJRO estabeleceu prazos para tornar digital cada tipo de recurso ou ação originária processual, garantindo uma transição continuada, mas sem atropelos. As novas comarcas entram no sistema no dia 2 de maio.


Informação Técnica

A preocupação do TJRO com relação à adaptação da comunidade jurídica à novidade se traduz em ações como reuniões feitas com os diversos órgãos ligados ao judiciário (MP, defensoria pública e OAB) no sentido de orientar sobre a transição para o novo sistema; ofício à OAB-RO com orientações sobre os prazos e a necessidade de adequação dos advogados e ainda atendimento a solicitação do órgão para aplicar treinamento aos técnicos de informática da instituição.

As informações que trafegam pelo sistema têm garantia de segurança feita por meio de assinaturas digitais. Por isso, a integração dos profissionais da área jurídica, principalmente os advogados, é essencial para que os sistemas sirvam à missão de oferecer efetivo acesso à Justiça, pois amplia as formas de demandar o Judiciário.

Uma das principais providências é a aquisição dos "tokens", que são equipamentos semelhantes a um "pen drive" utilizados para validar as assinaturas digitais e garantem a segurança das informações passadas pelo sistema. Esse sistema de chaves (certificados digitais) é gerenciado pelo Governo Federal, que credencia empresas e instituições para fazer o atendimento a quem deseja adquirir essa espécie de documento digital, único e intransferível, como um CPF ou RG.

Fonte: Ascom TJRO
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)