Segunda-feira, 4 de junho de 2012 - 18h01
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai realizar nesta quarta-feira (6 de junho às 9 horas), sessão solene comemorativa ao Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. No ato, dois soldados da borracha estarão recebendo a mais alta condecoração do Poder Legislativo. Ao contrário das concessões anteriores, os homenageados são pesso
as oriundas das bases populares.
O sofrimento na selva amazônica e os desafios para construir duas grandes obras. Os nordestinos, recrutado para extrair o látex para os pneus dos veículos de guerra dos aliados e os trabalhadores de 50 nacionalidades, trazidos para construir a Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Em comum, brasileiros heróis de guerra, mesmo distante dos frontes de batalha. A guerra mais violenta foi na inóspita Selva Amazônica. “São estes os verdadeiros soldados aos quais a Assembléia Legislativa presta homenagens”, declarou o presidente da ALE.
Desta forma, estarão sendo agraciados com o título de Cidadão Honorário do Estado de Rondônia, os soldados da borracha – Antônio Barbosa da Silva (88 anos) e José Romão Grande (89 anos). Os dois iniciaram suas atividades em 1942. Os projetos foram apresentados pelo deputado Hermínio Coelho (PSD) e aprovados por unanimidade dos parlamentares presentes na sessão plenária.
Após a sessão solene comemorativa ao Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, ocorrerá uma audiência pública, quando serão apreciadas as reivindicações dos soldados da borracha, e em seguida, deverá ser elaborada uma carta a ser encaminhada às autoridades federais. Para o evento serão convidados os ferroviários e seus familiares, e entidades ligadas ao setor cultural e histórico rondoniense.
De acordo com o deputado Hermínio Coelho a Estrada de Ferro Madeira Mamoré nossa riqueza cultural, e neste sentido, a Assembleia Legislativa como Casa do Povo, deve no ano em que se comemora o seu centenário, dar destaque a epopéia de sua construção e os exemplos destes heróicos desbravadores - os ferroviários. “A Estrada de Ferro Madeirá Mamoré inquestionavelmente é o maior patrimônio cultural do Estado de Rondônia, e para todos os rondonienses e rondonianos (os nossos irmãos imigrantes), este empreendimento é símbolo de empreendedorismo, da persistência, resistência, e coragem, requisitos estes que levaram a superação das adversidades”, destacou o parlamentar.
Ao concluir, declarou o deputado Hermínio Coelho: “Agora este importante patrimônio continua dependendo de ação concreta de gestão pública visando sua revitalização e preservação. Assim sendo, é que por intermédio desta sessão solene, se pretende render as devidas homenagens a estes heróicos e bravos ferroviários e soldados da borracha”.
Fonte: ALE/RO
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)