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Política

Sobrinho otimista com pontes do Rio Madeira


Duas pontes  sobre o Rio Madeira, há décadas esperadas pelos rondonienses, entram em fase de construção. Em reunião na última sexta-feira (2), o prefeito Roberto Sobrinho garantiu ao coordenador do DNIT, José Ribamar de Oliveira, todo o apoio do município de Porto Velho aos projetos, segundo Sobrinho, fundamentais ao desenvolvimento de Rondônia e da região Norte.

A ponte na BR-319, em Porto Velho (966,33 metros de comprimento por 13,40 metros de largura) vai ligar Porto Velho à Manaus, no estado do Amazonas. Já a ponte da BR-364, no distrito de Abunã (1.098 metros de comprimento por 12 metros de largura), sentido Rio Branco, consolida o chamado corredor para o Pacífico.

A licitação para a construção da  ponte em Porto Velho foi vencida pela empresa Mendes Júnior Trading e Engenharia, cujo orçamento é de R$ 59.625,211,79. Uma audiência pública, sugerida pelo Dnit, será realizada este mês pelo Ministério Público para que a população tenha acesso a todas as informações sobre a obra.


A licitação para a construção da ponte na BR-364, em Abunã, orçada em 54.349.997,68, foi vencida pela Andrade Gutierrez. O prazo para a conclusão das duas pontes é de três anos. O projeto prevê algumas desapropriações bem como reassentamento de famílias.

 

O PAC na região Norte

 

O PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, projeto lançado recentemente pelo Governo Federal, dedica especial atenção à região norte. De acordo com o PAC, serão destinados cerca de 6 bilhões de reais só para obras, incluindo portos, asfaltamento e pontes. Entre as rodovias  federais beneficiadas estão a 429, 319 e 364.  Segundo Oliveira, esta atenção especial dada à região norte é um empenho pessoal do presidente Lula. "Desde  2001 que estas obras estão projetadas, mas nunca saíram do papel. Agora, com o PAC, o Governo Federal quer transformar estes projetos em realidade, trazendo o desenvolvimento para a nossa região" disse.

O prefeito Roberto Sobrinho está bastante otimista em relação aos benefícios da construção destas duas pontes. "Sem dúvida a nossa ligação com Manaus, ainda através de balsas, tem nos deixado um pouco à margem do desenvolvimento. Agora com a construção destas duas pontes, além do desenvolvimento, da facilidade para escoar os nossos produtos, nós teremos também milhares de empregos com a contratação da mão-de-obra local. O empresário que investe na nossa região vai ter agora a maior facilidade para escoar o seu produto, barateando custos, o que acaba refletindo no bolso do consumidor final", argumentou.

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