Quarta-feira, 2 de dezembro de 2009 - 20h38
Uma missão iniciada ontem (01/12) pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) irá reparar e instalar comunicação via satélite em localidades acrianas que têm dificuldade de acesso a telefone e internet. As antenas VSAT (sigla para Very Small Aperture Terminal) são cedidas pelo Sipam a pedido de órgãos públicos e, ligadas a um computador e um aparelho telefônico, permitem a comunicação por voz e dados de forma gratuita e ininterrupta.
Cada antena possui um número que permite a ligação direta a outras antenas ou ao Centro Regional do Sipam em Porto Velho, responsável por encaminhar as ligações a qualquer outro telefone fixo do país. A falta de energia também não é problema, pois o equipamento pode ser alimentado por placa solar acoplada. "As vinte antenas instaladas no Acre passaram neste segundo semestre de 2009 para a responsabilidade do Sipam de Porto Velho, que poderá atuar mais facilmente nos reparos necessários devido à proximidade com o estado", explica Vitorinha Ouro, chefe da Divisão de Manutenção do Sipam local.
Nesse primeiro momento, serão reativadas 11 VSATS instaladas nos municípios de Senador Guiomard, Xapuri, Placido de Castro, Brasileia, Epitaciolandia, Assis Brasil e Caxarari. Os aparelhos serão utilizados pelas Prefeituras, Universidade Federal, Exército, Polícia Federal e Funai em suas sedes mais longínquas. Já as Prefeituras de Porto Valter e Rodrigues Alves receberão o equipamento pela primeira vez. São duas equipes responsáveis pelo serviço, que iniciam os trabalhos em Porto Valter e Caxarari.
O fornecimento de aparatos de comunicação para a Amazônia é um dos trabalhos sob responsabilidade do Sipam, órgão federal ligado à Casa Civil da Presidência da República.
Fonte: Ac 24 horas com informações do Sipam
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)