Terça-feira, 26 de janeiro de 2010 - 12h37
Conhecer em detalhes os cursos d’água que cortam a capital de Rondônia é o objetivo da parceria firmada entre o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e a Prefeitura de Porto Velho. O mapeamento dos igarapés permitirá ao poder municipal o planejamento de ações preventivas contra as enchentes, que cada vez mais ameaçam porto-velhenses durante o período chuvoso.
Nesse inverno amazônico, os igarapés da cidade já protagonizaram diversos transbordamentos causados pela construção irregular de moradias, acúmulo de lixo, grande volume de chuvas e também devido ao processo de asfaltamento da cidade, que impermeabiliza o solo. Para solucionar o problema, “é preciso fazer a gestão das bacias urbanas de Porto Velho, analisando a resposta dos igarapés às chuvas, fazendo o zoneamento de áreas de inundação, delimitando áreas de preservação permanente”, explica Ana Cristina Strava, coordenadora de operações do Sipam.
Trabalho em conjunto
O projeto é encabeçado pelo Sipam e pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), mas conta com a participação da Semob, Semed, Semur, Sempre, Semusb, Sema e Defesa Civil, além da Axis, empresa subcontratada pelo Consórcio Santo Antônio Energia. Estagiários da Faro e da Unir também estarão envolvidos. Na metodologia do Sipam estão previstas ações como instalação de pluviômetros em escolas públicas e réguas no leito dos igarapés, remoção da população de risco e realização de campanhas educativas. Cumprindo tais etapas municípios como Ouro Preto do Oeste, Jaru, Santa Luzia, Nova Brasilândia do Oeste e Espigão do Oeste já tiveram resultados positivos na recuperação de suas matas ciliares e bacias hidrográficas.
Em Porto Velho os trabalhos devem iniciar em áreas prioritárias como o Igarapé Grande, Canal dos Tanques, Canal do Tancredo, Canal da Penal e Igarapé Bate-Estacas. Em reunião na última sexta-feira (22), cada órgão assumiu responsabilidades, de acordo com sua área de atuação.
Fonte: Vanessa Ibrahim
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)