Terça-feira, 1 de dezembro de 2009 - 18h35
A direção do Sintero protocola nesta terça-feira, dia 01/12, junto ao gabinete do governador Ivo Cassol e ao gabinete da secretária de Estado da Educação Marli Caúla, a pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2010, aprovada pelos trabalhadores em educação em assembléia geral estadual realizada no dia 11 de novembro.
A pauta traz os itens mais urgentes para os trabalhadores em educação estaduais, e requer a abertura de negociação visando ao atendimento das reivindicações.
A presidente do Sintero, Claudir Mata, ressaltou mais uma vez a antecedência com que a pauta é protocolada, para que o governo tenha condições de se organizar para a negociação e para o atendimento do que os trabalhadores reivindicam.
Segundo Claudir, o índice de reposição salarial reivindicado representa as perdas salariais dos trabalhadores em educação em relação à inflação apurada pelo INPC, índice utilizado para reajustar praticamente todos os itens que afetam a vida do trabalhador.
“Só na administração do governador Ivo Cassol, desde o primeiro mandato, os trabalhadores acumulam perdas salariais de mais de 20%, já que não tiveram reajustes anuais, conforme determina a Constituição Federal. O governo estadual adotou a prática de dar um reajuste irrisório em um ano, e não dar nada no ano seguinte. Somando-se os 20% de perdas no governo Cassol e as perdas acumuladas nos governos anteriores, a defasagem salarial dos trabalhadores em educação chega a 37,07%”, disse Claudir.
Veja a pauta na íntegra:
PAUTA DE REIVINDICAÇÃO 2010
1. Reposição salarial de 37,07% (trinta e sete vírgula zero sete por cento) para todos os trabalhadores em educação;
2. Manutenção e aumento do auxílio saúde para R$ 160,00 (cento e sessenta reais) e retorno para os aposentados;
3. Aprovação e implantação do Plano Estadual de Educação, elaborado em conjunto com os trabalhadores em educação e sociedade civil organizada;
4. Auxílio alimentação para todos os trabalhadores em educação no valor de um salário mínimo
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)