Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Sintero discute com o governo a pauta de reivindicações dos trabalhadores em educação


A direção do Sintero teve nesta segunda-feira, dia 27/01, a primeira reunião de negociação com o governo do Estado visando ao atendimento da pauta de reivindicações de 2014 dos trabalhadores em educação da rede estadual.

Representando os trabalhadores em educação participaram da reunião o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues; o secretário geral, Luiz Florêncio; o secretário de assuntos jurídicos, Nereu Klosinski; e a diretora da Regional Norte, Cleusa Ferreira Mendes.

Do lado do governo participaram da reunião o secretário de Estado do Planejamento, George Braga; o secretário de Estado da Educação, Emerson Castro; além de representantes da Procuradoria Geral do Estado e técnicos da Seduc.

A finalidade da reunião era discutir especificamente os pontos da pauta que tratam da questão financeira.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, fez um relato da situação financeira dos trabalhadores em educação, que estão com os salários defasados, e argumentou sobre a necessidade de um reajuste urgente.

A pauta de reivindicações elaborada pela categoria e aprovada em assembleia reivindica reajuste salarial de 19,2% (índice de crescimento do Fundeb), o cumprimento das negociações de 2013 que preveem reajuste de 5,85% a partir de 1º de abril, além da continuidade do pagamento da gratificação de 7,97% que encerrou em dezembro.

A direção do Sintero também cobrou a devolução urgente do auxílio transporte, descontado irregularmente em novembro, pagamento que era para ter sido feito em dezembro e depois em janeiro, mas até hoje não ocorreu, bem como mais apoio do governo do Estado à luta pela transposição.

O secretário de Administração, George Braga, confirmou que na primeira sessão do ano da Assembleia Legislativa o governo enviará o Projeto de Lei prevendo o aumento de 5,85% a partir de abril.

Ele admitiu o erro no pagamento do auxílio transporte de novembro e garantiu que a devolução dos valores não passa do mês de fevereiro.

Sobre a continuidade da gratificação de 7,97%, o secretário não descartou essa possibilidade, mas disse que o governo precisa calcular o impacto na folha de pagamento, o que ocorrerá nos próximos dias.

Os secretários de Administração e de Educação disseram que com a concessão dos 5,85% em abril e a possibilidade de continuidade da gratificação de 7,97% o governo fica impossibilitado pela Lei de Responsabilidade Fiscal e pela Lei Eleitoral de atender à reivindicação de aumento de 19,2%.

Durante a reunião os representantes da PGE confirmaram que já estão sendo liberados os processos que estavam represados, referentes à pós-graduação dos professores que elevaram nível e à gratificação de escolaridade dos Técnicos Administrativos Educacionais. A direção do Sintero cobrou o andamento de todos os processos que estavam parados na PGE.

Os demais pontos da pauta, que não tratam de questões financeiras, serão objeto de reunião da direção do Sintero somente a Seduc, encontro confirmado pelo secretário Emerson Castro para acontecer nesta quinta-feira, dia 30/01.

O resultado de todas essas reuniões será apresentado para avaliação e discussão pelos trabalhadores em educação em assembleia estadual que será convocada para a próxima semana em todas as Regionais.

Fonte: Sintero

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)