Porto Velho (RO) sábado, 27 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Sintero denuncia: alunos da zona rural de Porto Velho estão há duas semanas sem transporte escolar


Os alunos da zona rural de Porto Velho que dependem de transporte escolar estão há duas semanas sem poder frequentar as aulas. A denúncia é tornada pública pelo Sintero após receber reclamação de pais e informações das empresas que fazem o transporte escolar.

As empresas suspenderam o transporte dos alunos a partir da segunda quinzena de abril alegando que não estão recebendo da Prefeitura da Capital pelos serviços prestados.

A paralisação dos serviços atinge os alunos de toda a zona rural dos distritos de Jaci-Paraná, Extrema, Nova Califórnia, União Bandeirantes e dos assentamentos agrícolas, entre eles o Joana D’Arc.

No caso dos alunos do assentamento Joana D’Arc a situação é mais grave, pois sequer puderam iniciar o ano letivo de 2012 por falta de estradas.

Ao tomar conhecimento da situação, o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, entrou em contato com a secretária Municipal de Educação, Ângela Aguiar, que confirmou a suspensão dos trabalhos pelas empresas de transporte.

Segundo a secretária, desde o início do ano a Prefeitura de Porto Velho vem enfrentando problemas para regularizar a situação. Em janeiro as empresas teriam se recusado a renovar os contratos alegando defasagem nos preços. Já no final de fevereiro teriam voltado atrás e decidiram renovar os contratos.

Entretanto, os novos contratos encontraram barreiras legais e não teriam sido aceitos pelo Tribunal de Contas, que segundo a secretária, teria exigido novo processo licitatório.

Diante do impasse as empresas continuaram transportando os alunos até a primeira quinzena de abril, confiando que a situação seria resolvida. Como não receberam nenhum pagamento, decidiram suspender os trabalhos.

O presidente do Sintero solicitou da secretária uma solução urgente, pois os alunos não podem ficar sem aulas.

Além do restabelecimento do transporte escolar nos distritos, Manoel Rodrigues disse que a Semed também precisa entrar em sintonia com o Incra para resolver o mais rápido possível a situação dos estudantes do assentamento Joana D’Arc, que desde janeiro deste ano estão sem frequentar a escola.

“Não é possível que em pleno século 21, após tanto esforço do Brasil para superar o analfabetismo, ainda tenhamos crianças fora da escola por causa de burocracia. Sabendo que o ano letivo começa em fevereiro de cada ano, a Semed já deve se preparar com antecedência para evitar problemas de última hora. As crianças não tem culpa se não deu tempo fazer a licitação ou se o processo é demorado. O fato é que elas precisam urgentemente voltar às aulas”, desabafou Manoel.

Segundo ele, a Semed informou que já está buscando uma solução, e no prazo de duas semanas terá resolvido o problema.

Fonte: Sintero
 

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)