Sexta-feira, 23 de outubro de 2009 - 11h24
Para melhorar o atendimento à saúde indígena no Brasil, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) enviou ofício ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, onde reforça o apoio para a criação de Secretaria de Saúde Indígena.
A medida nasceu de discussões entre os integrantes do Fórum dos Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena. A coordenadora do Fórum, Maria do Carmo Andrade Silva, esteve no gabinete da senadora Fátima para pedir apoio à edição de Medida Provisória para criação do órgão.
A senadora Fátima acredita que criação da Secretaria contribuirá para melhorar a saúde indígena. “É inconteste a necessidade de buscarmos mecanismos capazes de otimizar a prestação dos serviços de saúde indígena no Brasil”, destacou a senadora.
Segundo Silva, desde o início deste ano Grupo de Trabalho com técnicos do ministério da Saúde e lideranças indígenas trabalham para formular políticas adequadas para fornecer tratamento digno às populações tradicionais.
O ministro Temporão considerou a medida importante e concordou com a criação da Secretaria de Saúde Indígena, ao enviar a minuta da Medida provisória ao Ministério do Planejamento.
“As políticas públicas para a saúde indígena precisam ser reestruturadas para que as comunidades tradicionais tenham um atendimento médico adequado e digno. Um órgão específico vai contribuir para essa evolução”, disse Fátima.
Fonte: Mara Paraguassu
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)