Quinta-feira, 31 de outubro de 2013 - 12h20
Há uma semana, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) estão trabalhando em parceria com a empresa contratada por meio de licitação, na limpeza dos cemitérios de Santo Antônio e dos Inocentes para o feriado de dia de Finados que costuma reunir grande número de pessoas.
No cemitério de Santo Antônio, considerado o maior da capital, onde estão sepultadas aproximadamente 85 mil pessoas, 15 servidores executam as atividades de pintura, limpeza, roço e varrição. No local foram fixadas também tendas, além de algumas melhorias na infraestrutura da sala de visitas, como a refrigeração por ar condicionado e instalação de um bebedouro. A ideia, segundo o secretário adjunto da Semusb, Itamar Ribeiro, é manter o padrão de organização do local. “As ações da empresa terceirizada iniciaram há cerca de 50 dias, quando foi assinado contrato, podendo ser prorrogado. A nossa intenção é dar continuidade, mantendo os cemitérios limpos, para que os visitantes encontrem o mínimo de conforto possível ao longo de todo o ano” frisou Itamar.
Apesar de se tratar de um espaço público a cargo do executivo, o secretário pede ainda a colaboração dos familiares para manter o local com boa aparência. “Muitos abandonam os túmulos. Nós fazemos a nossa parte e pedimos que a população auxilie dentro do possível” explicou Ribeiro ao completar, que aqueles que passam pelo local não se esqueçam de fazer o registro de visita junto à administração do cemitério, já que como medida prevista no código de posturas do município, túmulos e jazigos sem manutenção por parte dos responsáveis há mais de 5 anos, podem ser exumados e transferidos para o ossuário para abertura de novas vagas de sepultamentos”, lembrando que antes de tomar esta medida, a Semusb comunica a família e publica no diário oficial para devido conhecimento dos interessados.
Outro cuidado da Semusb para a data é com relação à organização do acesso ao Cemitério de Santo Antônio. Este ano, barraqueiros e ambulantes serão fiscalizados pela Coordenadoria de Posturas, que definiu os espaços e liberou as permissões. No caso do trânsito de alto fluxo durante a data, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) em parceria com a Semusb, vai disponibilizar agentes de trânsito durante todo o expediente, das 7h às 17h.
Fonte: Renata Beccária
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia
A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro
O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)