Segunda-feira, 14 de julho de 2014 - 10h59
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou na sexta-feira (11), no auditório da Faculdade de Ciências Administrativas e Tecnológicas (Fatec), uma oficina voltada à atenção básica relacionada à saúde do homem. O curso foi destinado aos agentes comunitários do sexo masculino e teve como principal objetivo tratar sobre as práticas de prevenção que os próprios agentes devem assumir em suas vidas pessoais.
O secretário da Semusa, Domingos Sávio, enfatizou a importância do cuidado pessoal na manutenção de uma vida saudável para quem atua junto à comunidade. “Para que os agentes saibam convencer os homens que serão visitados nas residências sobre a seriedade do controle do colesterol, o controle do triglicerídeo, a importância dos exames de próstata e de outros procedimentos semelhantemente indicados para esse grupo da população, é preciso que eles próprios sejam cuidadosos quanto a isso tudo em suas vidas privadas. Infelizmente, ainda observamos que muitos homens ainda conservam muitos preconceitos quanto aos tratamentos de saúde necessários para uma vida com qualidade, e muitas vezes observamos isso entre os próprios agentes de saúde, incluindo médicos. Assim, estamos agindo no sentido de capacitar nossos agentes comunitários para que eles tenham maior sensibilidade no trato com essas situações”, explicou.
Além de motivar aos agentes para que ultrapassem seus próprios preconceitos e indiferenças quanto aos tratamentos e ações preventivas para poderem se apresentar capacitados para ajudar outros homens nesse sentido, o curso também tratou de questões técnicas referentes às formas de abordagem desses profissionais nas famílias a serem visitadas em suas atuações de rotina. “Estamos seguindo as recomendações do Sistema Único de Saúde (SUS), que indica a atuação educativa e preventiva como o caminho mais acertado e menos oneroso para que o poder público promova a saúde nas comunidades. O investimento nessas iniciativas pode significar grande economia com os custos dos tratamentos”, concluiu o secretário.
Fonte: Renato Menghi
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho
Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)