Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Semusa realiza 'Amamenta Porto Velho' no dia 14 na EFMM


Todos os anos no mês de agosto, a prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde (Semusa) e Maternidade Municipal Mãe Esperança, realiza ações no incentivo ao aleitamento materno que faz parte da campanha mundial. “Em agosto o mundo inteiro se volta para o incentivo ao aleitamento materno. Porto Velho não poderia ficar e fora, mas nós já realizamos durante todo o ano, ações no sentido da promoção desta prática que decididamente pode salvar muitas vidas e reduzir a mortalidade infantil. O resultado disso deu a maternidade municipal, a outorga do titulo de Hospital Amigo da Criança” relata a diretora da MMME, Ida Perea.

De acordo com informações do coordenador da campanha, enfermeiro Cezar Batista, este ano a campanha terá novidades. “Diferente de outras ações que realizamos neste sentido mas que utilizamos o próprio espaço da Maternidade, este ano vamos realizar o ato na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em comemoração ao centenário. Nossa pretensão é reunir cerca de cem mães nutrizes. Mas acredito que poderemos alcançar um número maior”, disse César, lembrando que o ato acontece no próximo dia 14 às 17h. “Vamos realizar uma foto histórica na Madeira M amoré e o ‘Amamenta Porto Velho’ entrará para a história”, garante.

O coordenador da campanha disse ainda que a mobilização para reunir as 100 mães já esta sendo feita pela Semusa e Maternidade Mãe Esperança. “No dia 14 vamos está fornecendo ônibus que irá pegar as mães, para que elas não tenham dificuldades de chegar até a Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré é participarem da “Mamaço””, acrescentou Enfermeiro.

As mães que estiverem interessadas em participar do Mamaço podem procurar a maternidade Mãe Esperança para realizar a inscrição e garantir seu lugar no dia da ação.


Mamaço Cultural

A ação do Mamaço foi inspirada pelas mães de São Paulo (SP) que após uma mãe ter sido convidada a se retirar de uma exposição por estar amamentando, e pela Kalu Brum, ativista da ONG Bem Nascer e jornalista, que na mesma semana teve uma foto amamentando retirada do seu perfil no Facebook por ser considerada imprópria.

O movimento apareceu em diversos programas jornalísticos, e foi motivo de muita polêmica. Mães foram criticadas por amamentarem em público, por não esconderem seus seios, não usarem chupeta e por não se comportar da maneira esperada. A manifestação foi aproveitada para a conscientização e incentivo ao aleitamento e pelo direito de amamentar em lugares públicos. Além de reafirmar os benefícios do aleitamento até os dois anos de idade.

O Mamaço Nacional busca reunir o maior numero de mães possível, para tirar dúvidas sobre amamentação, alimentação e eliminar de vez o mito do bebê mimado. Toda criança tem o direito de ser amamentada.

Fonte: Janiele Viana

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)