Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 - 11h25
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) recebeu três técnicos do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (COREN/RO), para tratar sobre a viabilidade de um projeto de qualificação para os profissionais de enfermagem. A proposta surgiu após uma visita do secretario Williames Pimentel junto ao Presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) em Brasília, o enfermeiro rondoniense Manoel Carlos Neri da Silva, para o qual foi apresentado o atual cenário epidemiológico e a demanda por qualificação profissional, possibilitando a criação de um trabalho conjunto que beneficiasse a comunidade atendida pela rede municipal de Saúde.
O Programa de qualificação será voltado aos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do quadro da Semusa, e segundo as conversas prévias deve abranger diversos programas da estratégia de Saúde da Família e serviços especializados como assistência em urgência e emergência, através de professores renomados na área. “Esse é mais um trabalho de capacitação que a secretaria oferece pensando na qualidade do serviço oferecido e na ampliação do atendimento da rede municipal que assumimos, assim como foi feito o curso de trauma no começo do ano” – justificou o secretário adjunto da Semusa Luis Maiorquin.
O diálogo preliminar estabeleceu responsabilidades e contrapartidas, ainda que o projeto tenha um percurso a ser traçado no âmbito do Sistema COFEN/COREN/RO. A iniciativa, se aprovada, além de proporcionar uma variedade de cursos, também deverá culminar com a elaboração de protocolos assistenciais visando a eficiência e o desenvolvimento sustentável da assistência de Enfermagem ofertada à população.
A proposta será elaborada pelo COREN/RO como parte do Programa de Projetos Especiais do COFEN, onde será avaliada pela Assessoria Técnica responsável e só então será apreciada em plenária pelo colegiado do COFEN. Para o secretário de Saúde Williames Pimentel a formação é um mecanismo necessário na humanização e celeridade no atendimento a saúde pública. “A prefeitura de Porto Velho tem se empenhado em ampliar e melhorar a rede municipal de saúde, e para isso não abre mão inclusive de ajudar a rede estadual a otimizar os atendimentos nos hospitais, como foi o caso da compensação financeira direcionada para o hospital regional de Cacoal e a futura implantação de mais Unidades de Pronto Atendimento na Capital, o que contribuiu com a redução no atendimento do Pronto Socorro João Paulo II” – enfatizou.
Fonte: Aurimar Lima
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)