Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Semusa promove o 1º Circuito de Saúde na Comunidade


A primeira edição do “Circuito de Saúde na Comunidade” que aconteceu no final de semana foi um grande sucesso. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde na Unidade de Saúde da Família Hamilton Gondim, proporcionou mais saúde e cidadania para a população da zona leste de Porto Velho. Centenas de pessoas compareceram e se beneficiaram dos diversos serviços gratuitos oferecidos durante todo o dia.

O vice-prefeito de Porto Velho Dalton Di Franco esteve presente para prestigiar a ação e incentivar os usuários e profissionais a promoverem a vida saudável. “Esse tipo de trabalho é muito importante, nós precisamos facilitar os serviços de saúde para a comunidade, não só a questão da medicina curativa como também a preventiva. O evento promovido pela Semusa é importante porque incentiva a prevenção e os exames disponibilizados são extremamente úteis, pois caso se verifique o diagnóstico de alguma doença, o paciente já recebe o encaminhamento instantaneamente e diminui as chances de um possível agravamento”.

Quem compareceu na ação pôde realizar exames laboratoriais e testes rápidos de aids, sífilis e hepatites virais; medir as taxas de glicemia e pressão arterial; avaliar possíveis manchas de hanseníase; fazer coleta de material biológico para exame preventivo que detecta o câncer do colo do útero; atualizar a caderneta de vacina; receber orientações sobre atendimento psicossocial, odontológico, tratamento de água, projetos sociais e esclarecimentos sobre variadas doenças; confeccionar o Cartão SUS; realizar cadastro no SINE e CadÚnico; se inscrever para os cursos do Pronatec e viabilizar a Carteira de Trabalho.

Durante o dia inteiro cerca de 320 pessoas participaram dos testes rápidos e apenas um caso de Aids foi detectado. O usuário diagnosticado rapidamente recebeu as orientações psicológicas e médicas dos profissionais no evento e foi encaminhado à rede municipal de saúde para iniciar o tratamento. Além disso, 115 pessoas passaram por consulta médica, 20 realizaram exames laboratoriais, 101 pessoas receberam atendimento odontológico e escovação supervisionada, 43 mulheres colheram o preventivo do câncer do colo do útero, 200 pessoas mediram a taxa de glicemia e 6 curativos foram realizados.

A Coordenadora do Núcleo Interinstitucional de Educação em Saúde da Semusa, Renata Pimentel, destacou o engajamento dos profissionais e as expectativas para as próximas ações. “Esta é a primeira edição do Circuito de Saúde na Comunidade e já estamos muito satisfeitos. A população aderiu e isso nos motiva ainda mais a promover ações assistencialistas desse tipo. Nossa intenção é promover o Circuito uma vez por mês, sempre em algum bairro onde a comunidade que mais precisa está”.

O próximo Circuito de Saúde na Comunidade já tem local e data confirmados. Será no dia 22 de fevereiro (sábado), nas proximidades da USF Ernandes Índio, zona leste da capital.

Fonte:  Collien Rodrigo

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)