Quinta-feira, 25 de março de 2010 - 20h16
A equipe técnica da Secretária Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho esteve reunida nesta quinta feira, (25), com alguns conselheiros municipais, para finalizar a proposta do plano municipal de saúde, que vai nortear o trabalho da secretaria durante quatro anos.
O secretario da Semusa, Williames Pimentel esteve presente no evento durante todo o dia e disse que o momento é importante para construção de um documento que vai nortear as políticas públicas na Capital. “Estamos elaborando um plano voltado para melhorar a qualidade de vida da população portovelhense, portanto quanto maior a participação e atenção aos dados, mais aproximado o documento será de nossa realidade” – enfatizou.
A elaboração da proposta em discussão já passou por audiência pública e depois de pronta será encaminhado para apreciação e aprovação pelo controle social, que é feito pelo Conselho Municipal de Saúde, para posteriormente ser encaminhado para instituições superiores que compõe o Sistema Único de Saúde (SUS), como a secretaria estadual e o Ministério da saúde. Ainda será realizada uma oficina sobre os planos com a assessoria do Ministério da Saúde.
O plano leva em consideração as mudanças no âmbito social, econômico e cultural da cidade e que influencia no sistema público de saúde, como o elevado número de acidentes de trânsito, homicídios entre outras questões que são frutos de mazela social.
A proposta parte das bases legais que atribui à direção nacional do SUS a responsabilidade de elaborar o planejamento estratégico em cooperação com Estados e municípios, dessa forma o trabalho federal começa nas cidades. Em Porto Velho a estrutura do plano municipal compreende aspectos geográficos, demográficos, sócio-econômico, epidemiológico e dispõem de dados ambientais, numa análise de conjuntura que culminará com a construção das diretrizes.Durante a apresentação dos técnicos, a Semusa citou dados da assistência ambulatorial com ofertas de consultas especializadas, apoio ao diagnóstico e entre outros serviços.
Fonte: Aurimar Lima
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)