Porto Velho (RO) segunda-feira, 22 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Semusa esclarece sobre fiscalizações em motéis


A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) esclarece à população que, durante toda a semana, técnicos da Vigilância Sanitária estiveram vistoriando motéis com a finalidade de conferir as instalações físicas e condições sanitárias destes estabelecimentos. A Ação faz parte das atividades da Vigilância que atua na fiscalização de todo o comércio e demais prestadores de serviços e não são divulgadas antecipadamente para não atrapalhar o serviço de identificação de possíveis irregularidades. “Se divulgamos, a data da fiscalização, pode ser que haja um trabalho paliativo do dono. E nos demais dias, o serviço continue sendo prestado de forma irregular”, explicou.

De acordo com o secretário da Semusa, Domingos Sávio, durante a vistoria, são observados fatores como a estrutura geral do prédio, móveis, instalações sanitárias e condições de higiene e limpeza. “Os nossos fiscais orientam sobre a conservação das edificações, bem como a sua condição de segurança e salubridade. O objetivo é a prevenção, pois é o meio mais eficaz para evitarmos a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis e por outras vias contaminantes. Por este motivo, a ação da Vigilância Sanitária é de suma importância e se faz necessária”, explicou.

Durante a fiscalização a Vigilância observa ainda as condições das piscinas e saunas se estão sendo limpas adequadamente, se os produtos de higiene são de uso individual, entre outros fatores que podem influenciar a saúde do usuário destes locais. Além disso há uma preocupação com o que é vendido nestes estabelecimentos, a exemplo de bebidas e aperitivos e principalmente os preservativos, que devem ter o selo de segurança do Inmetro. Quanto aos produtos voltados à alimentação a Semusa informa que são regularmente fiscalizados para identificar se estão dentro do prazo de validade. “Nossos fiscais da Vigilância sempre visitam os comércios orientando os proprietários quanto ao armazenado, distribuição e venda dos produtos, bem como o acondicionamento deles. E os usuários destes estabelecimentos devem ficar atentos aos produtos que compram e consomem”, disse Sávio.

Ainda sobre a alimentação, o secretário informa que os fiscais também observam a cozinha destes estabelecimentos que devem ser limpas e livres de fatores que possam trazer doenças aos usuários, principalmente pela contaminação, a exemplo da bactéria salmonella adquirida através de alimentados contaminados. “Tivemos exemplos inclusive em que cozinheiros não usavam equipamentos necessários, o que não pode. Por isso devemos intensificar as fiscalizações e solicitamos que os proprietários recebam nossos técnicos”, disse ele.

Fonte: Meiry Santos

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)