Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Semusa e Associação Amigos de Patas realizam evento


A prefeitura de Porto Velho realiza no domingo, 09, uma grande ação no Canil Municipal, localizado no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na avenida Mamoré, próximo à Uniron com o objetivo de incentivar a população de Porto Velho a adotar animais abandonados que estão recolhidos no local. O evento está previsto para iniciar às 8h e é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Associação Protetora dos Animais Desamparados Amigos de Patas. Clotildes Brito, a presidente da associação, adiantou que sua luta iniciou há 40 anos quando começou a recolher cães e gatos que encontrava abandonados pelas ruas para o quintal de sua casa. Por falta de espaço, devido a grande quantidade de animais, há quatro anos ela decidiu criar a organização não-governamental localizada na rua do Sol, n° 3, bairro Planalto. Hoje, mais de 100 animais estão abrigados na entidade.
 
Semusa e Associação Amigos de Patas realizam evento  - Gente de Opinião

O secretário Domingos Sávio, da Semusa, explicou o objetivo da parceria: “Existe uma grande quantidade de animais no canil e precisamos de espaço. E essa parceria com a Associação Amigos de Patas é importante porque ela busca sensibilizar a população com relação aos animais que são abandonados por seus donos. E a adoção, principalmente dos cães, é importante porque a prefeitura proibiu a eliminação dos animais recolhidos no canil. Eles também precisam de um lar para viver, de uma família que cuide deles”, disse o secretário.

Domingos Sávio adiantou ainda que a Semusa firmará convênio no valor de 90 mil para ajudar a associação a manter o seu custeio diário. O secretário afirmou que a secretaria ainda trabalha para organizar a DCZ. Para fazer a reestruturação a Semusa conseguiu, junto ao Ministério da Saúde, R$ 200 mil e, após a reforma, o canil passará a ter um espaço para quarentena. “Com a quarentena vamos evitar de colocar os cães que forem sendo apreendidos, junto com os que já se encontram no canil. Essa medida é importante para se verificar se o animal que está chegando está doente para podermos verificar que tipo de doença ele tem. E para isso ele precisará ficar isolado até que fique sadio para poder ser colocado no outro espaço”, revelou.

Outra medida anunciada pelo secretário, é a contratação de veterinário e de um técnico para poder implementar esse serviço. A secretaria também discutirá com a associação a melhor meio de apreensão dos animais abandonados que forem encontrados pelas ruas. “Como está proibida a eliminação, que só ocorrerá em casos extremos, precisamos saber de que forma vamos realizar esse trabalho”, frisou.


Fonte: Joel Elias

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)