Sexta-feira, 8 de agosto de 2014 - 09h13
Tem início nesta sexta-feira, 08 de agosto, a programação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) destinada ao apoio e fomento da amamentação no município de Porto Velho. Com a abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno, a ser realizada no auditório da Faculdade de Ciências Administrativas e Tecnologia de Rondônia (Fatec/RO) às 08h, é esperado que durante este mês cada vez mais mães sejam estimuladas e tenham consciência da importância da amamentação.
Segundo Rosimary Garcia, coordenadora de Saúde da Criança da Semusa, O aleitamento é o principal meio de assegurar ao recém-nascido condições suficientes para seu desenvolvimento pleno, contribuindo para seu crescimento e prevenção de doenças. É recomendado que o leite materno seja a única fonte de alimento durante os primeiros seis meses de vida e posteriormente como complementação da dieta da criança até os dois anos de idade.
A Semana Mundial de Amamentação, criada em 1992, está em sua 22ª edição com o tema “Aleitamento Materno: uma vitória para toda a vida!”. Ela acontece simultaneamente em 120 países, e em Porto Velho terá atividades em Unidades de Saúde da Família (USF), no Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) e também com minicursos destinados a profissionais da rede de atenção básica.
Nas USF os grupos de gestantes e mães de recém-nascidos serão orientadas com palestras e recomendações que enfatizam os benefícios e vantagens do aleitamento, juntamente do direcionamento necessário ao Posto de Coleta de Leite Humano para as voluntárias que desejem doar leite. No PCLH serão ofertados serviços de saúde às crianças como pesagem, atualização da caderneta de vacina e consultas médicas, incluindo um café da manhã especial para as 10 doadoras regulares que hoje auxiliam o Banco de Leite Santa Ágata. O número é pouco, mas espera-se que com o fomento da prática mais mães possam aderir ao ato de doação de leite.
Os minicursos, ministrados pelo Banco de Leite, serão voltados aos médicos, enfermeiros e odontólogos das Unidades de Saúde da Família e também a acadêmicos da universidade e faculdades de cursos na área da saúde de Porto Velho. Com duração de três dias (12 a 15 de agosto), os presentes serão abordados com os temas: NBCAL – Norma brasileira de comercialização de alimentos para lactantes e crianças na primeira infância; Alimentação Complementar; Manejo Direto e Aconselhamento na Amamentação.
Durante os três dias cerca de trinta profissionais participarão dos minicursos nas salas de aula da Fatec/RO.
Fonte: Collien Rodrigo
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho
Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)