Terça-feira, 17 de abril de 2012 - 11h37
A prefeitura de Porto Velho através da secretaria municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) realizou ontem, segunda-feira, 16, a palestra educativa: ‘Segurança no Trânsito’, com cerca de 120 alunos do Instituto Federal de Rondônia. “Nos dias 18 e 25 de abril e 02 e 07 de maio, estaremos durante a entrada dos estudantes realizando as Blitzs educativas. Vamos trabalhar com eles a questão do uso da faixa de pedestre na frente da escola. Essa blitz visa conscientizar o motorista a parar na faixa, usar o cinto, não dirigir falando ao celular e respeitar a velocidade da via”, disse José Zacarias da divisão de Educação de Trânsito, da Semtran.
Zacarias conta que uma das maiores causas de acidentes na cidade é o uso incorreto por parte do pedestre. “Muitos atravessam a via estando a 10 metros da faixa e não a priorizam. O Instituto Federal de Rondônia nos solicitou um trabalho intensivo com os seus alunos quanto a este problema. E para nós é interessante que as instituições solicitem e coloquem em seus calendários essa palestra”, conta.
Bárbara Costa, 16, está no 2º ano achou a palestra construtiva. “São observações que já conhecemos mais nos falta atenção. É importante lembrar, por exemplo, que ao atravessar na faixa de pedestres deve-se fazer um sinal com a mão, para que o motorista esteja consciente da nossa intenção. E todo o pedestre tem seus direitos, mais também tem deveres”, comenta.
Kalel Lucas Xavier de Oliveira, 15, também estudante do 2º ano gostou da forma como o conhecimento foi repassado. “A forma como abordaram, em uma linguagem voltada para jovens. Estamos vendo as atitudes e consequências no trânsito”, disse.
O palestrante do Detran, Carlos André, disse que a ação é concentrada, principalmente, na conduta do pedestre e ciclista. “Cada um deve assumir o seu papel, pois muitos conhecem os seus direitos, mas não assumem a responsabilidade pelos seus atos”, afirma.
Fonte: Rebeca Barca
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)