Quinta-feira, 11 de março de 2010 - 15h59
A Prefeitura de Porto Velho realiza nesta quinta e sexta-feira (11 e 12) o Seminário de Implantação da Rede de Enfrentamento e Atendimento à Mulher Vítima de Violência. O evento acontece no Teatro Banzeiros, a partir das 14 horas, com a presença da primeira dama do município, Lucilene Peixoto, da representante da Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres (Governo Federal), Flávia Cunha e da comandante geral da PM de Rondônia, coronel Angelina Ramires, dentre outras personalidades.
O seminário marca o encerramento da implantação da rede de atendimento à mulher no município e inicia uma nova etapa de trabalho direcionado ao público feminino. Conforme a coordenadora de políticas públicas para mulheres da Prefeitura, Mara Regina Araújo, nessa nova fase os órgãos envolvidos, como Tribunal de Justiça, Ministério Público, Polícias Civil, Militar e outros procurarão consolidar as prestações de serviços em rede (em conjunto). “Desta forma, haverá mais eficácia no atendimento às vítimas de violência sexual e doméstica”.
Mara Regina explica ainda que “Não basta apenas o engajamento das diversas instituições que atuam no combate à violência contra a mulher. É necessário conhecer e aprender as especificidades de cada um, para que o resultado final alcance as metas desejadas. O seminário tem a função de ampliar os nossos conhecimentos e com o compromisso firmado através do protocolo de atendimento as mulheres vítimas de violência, a Prefeitura e instituições parceiras ampliam a luta por uma cultura de paz e justiça social entre homens e mulheres, acrescenta.
A representante do Governo Federal, Flávia Cunha fará a palestra de abertura, às 16 horas. Ela vai conceituar e explicar os serviços da rede de enfrentamento, os procedimentos e instrumentos a serem utilizados pela rede de enfrentamento.
Painéis
No dia 12 serão realizados dois painéis e uma mesa redonda. O primeiro vai tratar das práticas e abordagens dos serviços sociais no atendimento à mulher vítima de violência; Apresentação dos instrumentais e procedimentos utilizados no atendimento às vítimas é o tema do segundo painel; Na mesa redonda serão apresentados os serviços específicos de atendimento à mulher que sofre violência doméstica e sexual.
Mara Regina destaca as ações da Prefeitura de Porto Velho em defesa das mulheres. Ela destacou a conquista mais recente – o início das atividades na Casa Abrigo -, que vai amparar as vítimas e os filhos menores de 18 anos, para que não sejam obrigadas a conviver com os agressores. “Estamos unindo forças e trabalhando de forma articulada para vencermos essa batalha”, comentou.
Fonte: Augusto José
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)