Terça-feira, 20 de abril de 2010 - 16h02
O Governo de Rondônia realiza nos dias 5 e 6 de maio no Hotel Rondon em Porto Velho, o I Seminário de Mobilização para a Erradicação do Sub-Registro Civil do Estado.
Durante o evento, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresentará indicadores do sub – registro em Rondônia, informações que servirão de base para um debate entre os presentes ao encontro.
Segundo o secretário de Assistência Social do Estado (Seas) , Sebastião Calegari Filho, está prevista a participação de parceiros públicos e privados, gestores municipais da Assistência Social, Saúde, Educação e Planejamento, Ministério Público, cartorários, além da Corregedoria Estadual.
“Nosso objetivo é definir estratégias de ação para a erradicação do sub – registro, bem como promover o acesso ao registro civil de nascimento e a documentação básica, conforme compromisso do Governo do Estado com o Governo Federal, cumprindo desta forma o pacto Mais Amazônia Legal, Mais Cidadania”, informou o titular da Seas.
Segundo ele, será implantado em Rondônia a partir do segundo semestre deste ano, o Sistema Estadual de Unidades Interligadas Serc Estadual, o qual consiste na instalação de terminais de computador em estabelecimentos de saúde, que realizem mais de trezentos partos por ano.
A assessora técnica da coordenação de Promoção do Registro Civil de Nascimento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Beatriz Garrido, explica como funcionará essa nova ferramenta, cuja finalidade é garantir que a criança já deixe o local onde nasceu com a sua certidão de nascimento.
“Um agente de saúde informa os dados da criança nascida on-line para o registrador do cartório, que devolve a certidão, para ser impressa e entregue a mãe antes da mesma receber alta” explica Beatriz.
No Seminário realizado em Porto Velho, representantes de Pernambuco apresentarão os resultados desse trabalho já desenvolvido em maternidades pernambucanas.
Fonte: João Albuquerque
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)