Sexta-feira, 4 de dezembro de 2009 - 14h43
A Prefeitura do Município de Porto Velho através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) comemorou o dia Internacional das Pessoas com Deficiência Física, nesta quinta feira,03, intensificando as atividades do Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência que tem o objetivo de analisar os avanços da política municipal para a inclusão da Pessoa com deficiência. Os serviços destinados a esse público seguem a partir de três eixos, sendo as ações sócio assistenciais, os acompanhamentos técnicos e a promoção a acessibilidade e cidadania.
Entre as atividades realizadas durante esse ano a secretária Benedita do Nascimento destaca a realização do I Seminário Municipal de Acessibilidade das Pessoas com deficiência, tendo como tema a Cidade Acessível, com o objetivo de analisar as ações e políticas públicas municipais de integração da pessoa com deficiência voltada à acessibilidade, visando o impacto social e o crescimento da cidade destacando as barreiras arquitetônicas, as dificuldades encontradas na acessibilidade, a oferta de emprego no mercado de trabalho e a garantia dos Direitos Humanos. Os beneficiários da rede participam de atividades como fóruns, mostras de trabalho, ações de conscientização a acessibilidade além de cursos profissionalizantes. Atualmente mais de 25 entidades fazem parte da rede de proteção e promoção dos direito das pessoas com deficiência. “Temos uma série de atividades voltadas às pessoas com deficiência no intuito de garantir os direitos. Entre as nossas ações temos o processo de inserir a pessoa com deficiência ao mercado de trabalho, através das empresas na construção da usina Hidrelétrica no nosso município, levando em conta que a política de cotas é uma obrigatoriedade”, apontou Benedita.
ONU
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes a deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural.
Todos os estados estarão realizando atividades alusiva a esse dia, nesta comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, devemos reafirmar o nosso compromisso de repensar totalmente o lugar das pessoas com deficiência na sociedade e prometer redobrar os nossos esforços para que as sociedades sejam verdadeiramente inclusivas, que possam fazer ouvir a sua voz, não só neste dia mas sim em todos os dias do ano.
A participação igual não exige apenas a eliminação das barreiras ambientais, sociais e jurídicas que marginalizam as pessoas com deficiência; também significa facilitar-lhes o acesso e aos serviços de educação, saúde, informação, trabalho e de outra natureza, em condições de igualdade.
“Nesta comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, queremos reafirmar o nosso compromisso de repensar totalmente o lugar das pessoas com deficiência na sociedade e redobrar os nossos esforços para que as sociedades sejam verdadeiramente inclusivas e que possam fazer ouvir a sua voz, não só neste dia, mas sim em todos os dias do ano”, finalizou a secretária.
Fonte: Claudinete Miranda
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)