Porto Velho (RO) domingo, 21 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Sema intensifica ações do Núcleo de Arborização Urbana


 A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), por meio do Núcleo de Arborização Urbana, está realizando serviços de podas das copas das árvores de canteiros centrais de importantes vias da cidade. Os trabalhos já aconteceram na Avenida Presidente Dutra, na Rua José Camacho com Presidente Dutra até a Rua Lauro Sodré, e da Lauro Sodré até a Avenida Jorge Teixeira. Nos próximos dias os serviços serão realizados na Avenida Rio madeira, entre a BR364 e Avenida dos Imigrantes. A atenção está sendo dada aos canteiros centrais das vias. O objetivo é fazer o rebaixamento das copas das árvores, a fim de prevenir danos com a ação das chuvas e ventos, que são fenômenos típicos do período do inverno na região.

O Núcleo de Arborização Urbana está operando a partir do Parque Circuito, onde foi instalada sua base. A equipe de plantio realizou serviços recentes de implantação de novas árvores, como os que foram realizados no Parque da Cidade. A equipe de podas conta com apenas oito homens equipados. “São muitos os pontos que precisam de atenção e a equipe é ainda pequena. Recentemente, realizamos um curso de capacitação para o trabalho de podas, mas o maior aprendizado tem sido obtido mesmo com a prática. Creio que a realização das tarefas se tornará mais rápida à medida que os trabalhadores adquirirem mais experiência”, explicou Denis Oliveira, coordenador do Núcleo.

De acordo com o cronograma da equipe de podas, os serviços nas avenidas Guaporé, Rio Madeira e Nações Unidas devem ser efetivados até o fim da primeira quinzena de novembro. Quanto à equipe de vistorias, ela está atualmente realizando levantamentos acerca da Castanheira que fica junto à calçada do Estádio Aloísio Ferreira e do ipê-amarelo da Rua Jatuarana. A finalidade é a medição e coleta de informações sobre o estado dessas árvores que deverão ser tombadas como patrimônios do município. “O ipê da Jatuarana é um caso muito interessante. Foi instalado um poste de madeira na rua, mas ele passou a se desenvolver como uma árvore e se tornou o frondoso ipê da Rua Jatuarana. Tanto ele como a castanheira do estádio se tornarão patrimônios do município. Com esse tombamento, essas árvores receberão mais proteção e maiores cuidados”, informou o coordenador.

Fonte: Renato Menghi

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

Gente de Opinião Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)