Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Segurança da navegação no rio Madeira são discutidas PVH


Representantes da Marinha do Brasil, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Sociedade dos Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) se reuniram na última quinta-feira (19) para definir planos para conter e minimizar os riscos que os troncos causam à navegação no rio Madeira.

Gente de Opinião

Grupo busca solução para troncos e galhos no rio Madeira

A exploração do rio como via navegável já é realizada há mais 100 anos, quando eram transportadas as drogas do sertão, e posteriormente os materiais que chegaram para construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Atualmente é utilizada para escoar graneis, madeira, carnes e importar produtos, como fertilizantes e derivados de petróleo.

Segundo estudos da Fenavega, são transportados cerca de 12 milhões de toneladas de produtos pelo rio Madeira, com valor inestimável de cargas, equipamentos e tripulantes. “A federação tem chamado a atenção para este tema há algum tempo, pois o risco de acidentes é iminente, uma vez que já aconteceram, inclusive com vítimas fatais, o que é ainda mais grave. São balsas construídas com aço naval que são perfuradas por troncos com tamanha facilidade, causando danos e perdendo eficiência”, declarou Jeannie Cavalcante, representante da Fenavega.

O diretor presidente da Soph, Leudo Buriti, defendeu a retirada da madeira para ser utilizada de forma comercial ou social. “Penso que não devemos mais jogar o problema para quem está a jusante do primeiro. A Usina Hidrelétrica de Jirau recebe esses troncos e repassa para Usina Santo Antônio, que retém e depois libera em grande quantidade, provocando o fenômeno “boiada” de galhos e troncos, que primeiramente engatam no porto de passageiros do Cai N’água e, posteriormente, no Porto Público. O investimento é da ordem de R$ 500 mil/ano só para retirar e deixá-los seguir o curso novamente. É completamente inviável”, disse Leudo.

Paulo Cunha, chefe da unidade da Antaq em Rondônia, propôs ao grupo a revisão das licenças ambientais das usinas e a legislação ambiental vigente. “Não podemos fazer do risco um hábito e conviver normalmente com ele. Precisamos elaborar planos sustentáveis para resolver a situação e sensibilizar o Ibama [Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis] para esta bandeira”, reforçou Cunha.


Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) realizou, nesta quarta-feira (17), a entrega do Título Honorífico de Honra ao Mérito à magn

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Com o objetivo de garantir melhores condições de acesso e fortalecer as ações de preservação ambiental, fiscalização e pesquisa desenvolvidas no Par

Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares

Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou em dois turnos, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 26/2026, encaminhada

Deputado Alex Redano solicita mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em Cacoal

Deputado Alex Redano solicita mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em Cacoal

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado, com cópia à Secr

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)