Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Sede do Memorial Jorge Teixeira é revitalizada


Gente de Opinião
 
A obra foi realizada graças à parceria da direção do Memorial com a Fecomércio, TV Rondônia e o Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (BIS) nas pessoas da presidente Maria Aparecida de Souza, Ranieri Coelho, Antônio Campanari e General Ubiratan Poty, respectivamente. A presidente do Memorial, Cida Souza, bastante emocionada, não parava de agradecer aos colaboradores que contribuíram com a realização da obra. “Você não imagina minha felicidade, essa obra por incrível que possa parecer é a responsável pela cura de um mal que vinha sentindo há tempo, eles já haviam começado a reforma mais eu ainda não tinha visto. Certo dia vim aqui e vi os soldados trabalhando, naquele dia tinha consulta marcada com minha médica e sabe de uma coisa, não fui porque passei a não sentir mais nada”, confessou Cida emocionada.
 
Gente de Opinião

A professora Yedda Bozarcov, vice-presidente do Memorial agradeceu aos parceiros e fez um apelo aos amigos do Memorial: “Não vamos mais deixar esse patrimônio histórico ficar à mercê da boa vontade, isso aqui é a história viva de Rondônia”. Já o presidente da Fecomércio, Ranieri Coelho, se disse bastante satisfeito em poder através da Federação, "contribuir com a preservação de tão importante acervo cultural”.

A primeira governadora do estado de Rondônia, Janilene Melo, lembrou com saudade o Coronel Jorge Teixeira. “O Coronel Teixeira merece todo nosso respeito e consideração por tudo que fez pelo nosso estado”. O diretor do jornal Alto Madeira, jornalista Euro Tourinho, cobriu de elogios em especial a “Cida Souza e a Yedda pela perseverança e agora esses abnegados que contribuíram com essa revitalização, em especial ao General Ubiratan Poty”.
 
Gente de Opinião

O governador Confúcio Moura disse que o local traz muitas lembranças: “Essa casa trás lembranças maravilhosas. Tive a glória de conhecer alguns dos governadores que aqui moraram. Isso é o reencontro com a História de Rondônia. A Cida Souza e a Yedda Bozarcov estão de parabéns por conseguir manter esse Memorial mesmo com tantas dificuldades”, disse o governador lembrando: “Jorge Teixeira foi um militar muito ousado, ele decidia e fazia na hora, prometia e cumpria imediatamente, embora um coronel do exército acostumado com a vida dura de paraquedista, era extremamente amável, gostava dos pobres, frequentava as comunidades mais distantes de Rondônia, chegava, descia e comia o que tinha sem reclamar”. O governador aproveitou para comparar o tempo do governo Jorge Teixeira com os dias de hoje. “Jorge Teixeira não precisava marcar hora para ser recebido pelo presidente João Figueiredo, ele pedia e o Mário Andreazza atendia de imediato. No seu tempo não tinha Tribunal de Contas, MP e nem Procuradoria. Comparo a administração do Teixeirão com a do presidente Juscelino Kubtscheck. Se fosse hoje, Juscelino não construiria um prédio em Brasilia. O mesmo aconteceria com Jorge Teixeira a respeito da estruturação do nosso estado. Hoje a gente tem que dançar conforme a música, tem que dançar o samba miudinho, se não os órgãos fiscalizadores embargam tudo”, finalizou o governador Confúcio Moura.
 
Histórico
 
O Memorial Jorge Teixeira foi fundado em 14 de outubro de 1993 num ato corajoso de 63 antigos colaboradores e amigos do governador Jorge Teixeira de Oliveira, que por iniciativa própria decidiram preservar e manter em exposição permanente com documentos, fotos, publicações em jornais, além de objetos pessoais, que abrangem os anos de 1979 a 1985, período este da estruturação, criação e consolidação do ex-Território Federal de Rondônia em Estado. O Memorial Jorge Teixeira é um dos mais importantes centros de exposição e divulgação da história político-administrativa do estado de Rondônia naquele período.
 
Acervo

O acervo do Memorial é parte importante da História do Estado e tem 350 peças, entre objetos pessoais do ex-governador, comendas que ele ganhou no período em que esteve em Rondônia e em Manaus – onde ele foi prefeito -, mapas, revistas, jornais, filmes, fitas de gravação sonora, entre outros objetos e documentos.

O Memorial fica aberto à visitação pública de segunda a sexta feira no horário comercial.

A sede do Memorial fica à rua José do Patrocínio 501, na frente do teatro Banzeiros, no bairro Caiari.

Fonte: Silvio M. Santos
Fotos: Ésio Mendes
Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)