Porto Velho (RO) domingo, 28 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Sedam discute descentralização de ações com regionais no Centrer



No período de 22 a 24 de abril, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, realiza uma reunião técnica e administrativa no Centro de Treinamento Governador Jorge Teixeira de Oliveira – CENTRER, no município de Ouro Preto do Oeste. A reunião teve início na tarde de quinta-feira (22), contando com a participação dos representantes dos Escritórios Regionais de Gestão Ambiental localizados no interior do Estado 

Cerca de 60 pessoas participaram do Encontro, onde na abertura foi discutida a descentralização das análises de processos relativos ao Licenciamento Ambiental Rural e uma explanação sobre ações administrativas pelo técnico do órgão ambiental, José Luiz.

O secretário da Sedam, Paulo Roberto Ventura Brandão, fez a abertura do encontro, enfatizando a importância da descentralização das análises de processos de Licenciamento Ambiental Rural, uma vez que com essa iniciativa vai poder desafogar as atividades que hoje são realizadas somente na sede em Porto Velho e com isso acarretará agilidade nas tramitações dos processos na Secretaria.”Os escritórios a partir de agora, vão poder fazer esse trabalho no interior, sem ter que depender da sede em Porto Velho”, diz o secretário.

Durante a reunião, o coordenador de Licenciamento e Monitoramento Ambiental, Edilson Dantas e a técnica da Sedam Rosimery do Vale Ripke, apresentaram detalhadamente os procedimentos para o Licenciamento Ambiental Rural e para o Cadastro Ambiental Rural, que é uma ferramenta que já está sendo implantado na Sedam para os pequenos produtores e seus pontos favoráveis como, por exemplo, regularização ambiental, possibilitando o monitoramento e futuras ações preventivas. A Diretora esclareceu dúvidas dos participantes e mostrou as ferramentas do programa que se encontram no site da Sedam.

O diretor do Escritório Regional de Gestão Ambiental de Guajará Mirim, Elibeu Carmo e Silva, disse que aguarda o fortalecimento técnico funcional das atividades ambientais, uma vez que os Escritórios Regionais aumentaram suas responsabilidades com a descentralização administrativa da Sedam. ”Primeiro recepcionamos os Planos de Manejos Florestais Sustentáveis – PMFS e em breve iremos atuar com o Licenciamento Ambiental Rural. Isso só irá favorecer ao público em geral que dependia exclusivamente da Capital e hoje será atendido no município onde reside”, diz o Diretor.

Iremar Neves, diretor do Escritório Regional de Ariquemes, disse que a reunião é de fundamental importância, pois adquirimos informações necessárias para um bom desenvolvimento de nossos trabalhos nas regionais, levando o melhor atendimento ao público rondoniense.

A reunião terá prosseguimento nesta sexta-feira (23) e vai até sábado com a entrega de equipamentos como computadores, impressoras, GPS, kits para os ficais e outros materiais necessários para o bom funcionamento do órgão.

Fonte: A/I SEDAM

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)