Porto Velho (RO) domingo, 7 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Sebrae/RO adere ao Pacto Global da ONU



Para os gestores de pequenos negócios, a sustentabilidade deve estar baseada em conhecimento e experiência na área de atuação, com iniciativa, flexibilidade e curiosidade para implantar inovações. O Sebrae em Rondônia trabalha com práticas sustentáveis, de forma a torná-las acessíveis aos pequenos negócios de maneira econômica e simples.

Para uma empresa se tornar sustentável, basta adotar medidas para que se mantenha e permaneça no mercado. Essa tem sido a orientação dos consultores e analistas do Sebrae aos empresários; mas a responsabilidade doravante é bem maior. Agora, o modo como se procede deve ser apresentado periodicamente aos executivos da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Isso porque, a partir de 20 de março de 2018, o Sebrae em Rondônia passa a aderir ao programa Pacto Global, a maior iniciativa de cidadania corporativa do mundo, com milhares de participantes na área de negócios e outras partes interessadas da sociedade civil, do trabalho e do governo, localizados em 160 países.

O pacto oferece várias oportunidades de aprendizado e engajamento aos signatários. São mais de 80 redes nacionais e regionais nas quais os problemas e atividades são conduzidos a nível local. O Sebrae vai poder utilizar ferramentas práticas e documentos de orientação sobre os princípios e outras questões prioritárias. Nos eventos, os participantes podem trocar experiências, participar da resolução de problemas e conhecer organizações com ideias afins para projetos de parceria.

Em carta enviada à diretoria do Sebrae/RO, a presidente e diretora-executiva do Pacto Global da ONU, a dinamarquesa Lise Kingo, enfatizou a importância das empresas para um crescimento global mais inclusivo e com menos desigualdade: “Vamos explorar como tornar o crescimento mais inclusivo, gerando prosperidade geral e atacando a desigualdade de renda. O mundo tem os recursos financeiros de que precisamos para melhorar a vida dos mais vulneráveis, além de criar mercados financeiros mais estáveis e mais resilientes.”

Kingo, que já foi executiva de uma multinacional, saiu do setor privado e agora tem uma missão de dedicação plena na abrangência das ações da ONU: implantar dez princípios globais para combater a pobreza, a desigualdade e as mudanças climáticas. Esses dez princípios compreendem objetivos de desenvolvimento sustentável.

O programa atua em conjunto com empresas, instituições e governos – e o Sebrae em Rondônia agora faz parte desse conjunto de organizações, cujo compromisso é promover a agricultura sustentável, a saúde e bem-estar, a igualdade de gênero, a energia limpa, a inovação e infraestrutura, o consumo e produção sustentáveis, entre outros. O Sebrae tem trabalhado com desenvolvimento regional baseando-se em seus vários anos de atividades em desenvolvimento local, integrado e sustentável. Essa expertise foi uma das habilidades que tornou possível sua inserção no pacto, que representa mais um desafio a ser encarado, sempre com o fim de apoiar os pequenos negócios.

Para saber mais, envie mensagem pelo WhatsApp para o número (69) 98130-5656 ou fale com a Central de Atendimento no 0800 570 0800.

Fonte:
Mário Antônio Veronese

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Missão de vida: pré-candidato coronel Vital reforça experiência de gestão pela segurança da sociedade

Missão de vida: pré-candidato coronel Vital reforça experiência de gestão pela segurança da sociedade

A experiência na condução da Segurança Pública de Rondônia e o conhecimento dos desafios enfrentados diariamente pelas forças policiais no combate à

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

A parlamentar destacou sua atuação nas articulações em Brasília desde 2023 e reafirmou o compromisso de continuar destinando recursos para fortalece

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebeu, nesta quarta-feira (3), autoridades do Departamento de Beni, na Bolívia, para uma reunião in

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (2), projetos de lei que autorizam a abertur

Gente de Opinião Domingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)