Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012 - 12h05
São Carlos será o primeiro distrito da região do Baixo Madeira a receber o projeto de beneficiamento de pescado desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho. Foi o que confirmou esta semana o coordenador de Pesca da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), Luiz Tamborim. O projeto será desenvolvido em parceria com a associação de pescadores do distrito.
De acordo com o que informou, na parceria a prefeitura se encarrega de construir a equipar a fábrica de beneficiamento que funcionará em um galpão. “A idéia é fazer com que mais valor seja agregado a esse produto da pesca artesanal, por meio do beneficiamento, e com isso aumentar a renda dos pescadores. O mesmo projeto também será implantado em Nazaré, Calama e Demarcação”, adiantou o coordenador.
Até o momento 80 pescadores estão incorporados ao projeto. Eles ainda serão capacitados para poderem operar os equipamentos instalados na fábrica. O produto do beneficiamento será voltado ao mercado local.
O projeto tem ainda a parceria do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), que está responsável pelo estudo de viabilidade do mercado, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que ministrará o curso de capacitação.
“Com a viabilidade desse projeto, a prefeitura pretende fomentar a sustentabilidade econômica desses pescadores, que passarão a vender seu produto diretamente à fábrica de beneficiamento. Eles também é que irão gerir a fábrica que será repassada pelo município à entidade que será criada por eles com essa finalidade, que pode ser uma cooperativa”, disse.
Fonte: Joel Elias
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)