Sábado, 24 de abril de 2010 - 06h59
.jpg)
Nessa semana um velho assunto voltou ao cenário rondoniense, trazido pelo deputado estadual Tiziu Jadalias, que também é pré-candidato ao Senado. Ele fez um vigoroso pronunciamento na Assembléia, denunciando o vergonhoso contrabando de diamantes, riqueza da nossa terra, que está sendo levada embora por esquemas fraudulentos sem deixar um só tostão para ninguém. Nem para o Estado, via impostos e muito menos para os índios, verdadeiros donos da terra. A comunidade indígena na Reserva Roosevelt, no geral, vive na penúria, com uma qualidade de vida lamentável. Apenas um ou outro cacique mais chegado aos “visitantes” que levam o que temos de riqueza embora, conseguem algum benefício em negociações sempre não explicadas. È impressionante como uma questão tão importante como essa não se define. O governo federal não permite a extração legal dos diamantes, alegando proteção aos índios e a Polícia Federal isolou a área. Não funcionou e não funciona. Os contrabandistas, aliados a alguns líderes indígenas, continuam agindo, levando tudo para seus países de origem, vendendo a peso de ouro – afinal, Roosevelt tem diamantes de qualidade comparáveis aos da África do Sul, segundo especialistas – e deixando, para a maioria dos índios, só pobreza e miséria.
Será que não surgirá alguma solução de bom senso para a reserva Roosevelt? Será que terá que haver outros massacres, como os de 2004 - quando 29 garimpeiros ilegais foram brutalmente assassinados – para que alguma coisa seja feita? E até quando nossa riqueza encherá os bolsos ilegais sem deixar sequer migalhas para nossos índios e para os cofres públicos? Parece que, por enquanto, ninguém sabe responder a essas perguntas. CLIQUE E LEIA A COLUNA "PRIMEIRA MÃO" DO JORNALISTA DE OPINIÃO SERGIO PIRES.
Fonte: Sergio Pires.
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião no Twitter / YouTube
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)