Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Rondônia apresenta trabalhos em áreas tecnológicas


O II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que acontece até esta sexta-feira (1º), no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis (SC), está sendo um portal de oportunidades e trocas de experiências para os alunos e professores dos Câmpus do Instituto Federal de Rondônia, representado por uma delegação composta por 47 integrantes. Com o tema “Democratização, Emancipação e Sustentabilidade”, o Fórum busca levantar propostas que integrem a plataforma mundial de educação. A programação inclui debates, conferências, oficinas, mostra de inovação tecnológica, artes, pôsteres científicos, feira gastronômica, economia solidária e livro.

Nos cinco dias de duração do evento, os alunos dos Câmpus Vilhena, Colorado, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Porto Velho expuseram seus trabalhos, além interagirem com outros pesquisadores. Neste sentido, o Instituto Federal participa do Fórum com mais de dez trabalhos aprovados, que contemplam ações em áreas da gastronomia, inovação tecnológica, inclusão educacional, cultura e sustentabilidade. As mostrasdos trabalhos acontecem em pôsteres, mostras e debates.

Para o reitor do IFRO, Raimundo Vicente Jimenez, com a realização do Fórum, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) fomenta a produção cientifica e tecnológica e dá visibilidade aos educadores e estudantes. “O evento eleva e se fortalece na medida em que consegue realizar de forma exitosa um fórum mundial com a participação de mais de 15 mil pessoas, com amplos e variados debates, mostras científicas e tecnológicas, além de múltiplas e variadas apresentações artístico-culturais, com destaque para o entusiasmo de nossos alunos”, frisa Jimenez.

Na avaliação de Jimenez, a delegação do IFRO está representando de forma competente, o cotidiano e o sério trabalho educativo realizado por toda a comunidade acadêmica do Instituto. “Mais uma vez mais fomos destaque no Fórum, tanto pela qualidade e inovação dos stands e trabalhos, quanto pelas oficinas gastronômicas realizadas. Foi muito gratificante receber elogios de tantas pessoas pela brilhante atuação do IFRO”, destaca.

Durante o Fórum, alunos do Campus Ariquemes realizaram oficinas interativas sobre tecnologia de processamento e derivado das espécies tambaqui e pirarucu e de derivados do cupuaçu e pupunha. Na Mostra de Inovação Tecnológica, o IFRO apresentou o projeto de minhocultura do Campus Cacoal, que também expôs na área de artes plásticas. De Ji-Paraná, a experiência repassada ao público foi através de painel temático sobre as técnicas alternativas de distribuição de água em pequenas propriedades rurais.

Outra atividade rondoniense em exposição é o de inclusão educacional aplicada aos internos da Penitenciária de Segurança Máxima de Rondônia. Através de pôster, a Penitenciária Federal de Porto Velho, o Instituto Federal de Rondônia e a Secretaria de Educação do Estado apresentam os resultados alcançados com a realização de cursos profissionalizantes em Auxiliar de Vendas e Auxiliar em Administração. O projeto faz parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica e Formação Inicial e Continuada-PROEJAFIC.

O evento também reservou espaço para reuniões com o novo secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), Marco Antônio de Oliveira. O reitor e os diretores de Campus, Maria Fabíola Santos (Vilhena), Juliano Cristhian Silva (Cacoal) e Mércia Bessa Coelho (Porto Velho) trataram sobre o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica e ao Emprego (PRONATEC) e o orçamento para 2013. O secretário pediu o empenho e apoio dos diretores para fortalecer o programa na Rede Federal, já que a oferta de cursos, que ainda é pequena (apenas 12%), trará mais recursos do MEC para os institutos.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)