Quarta-feira, 28 de maio de 2008 - 12h17
O tema "Potencialidades de Rondônia" marca, nesta quarta-feira, o último dia do Painel Amazônico, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado TCE-RO, evento que iniciou na segunda-feira, 26, e que serviu para comemorar os 25 anos de funcionamento da instituição.
Nesta quarta-feira a programação foi aberta pelo conselheiro Rochilmer Mello da Rocha, presidente da Comissão Organizadora dos 25 anos do TCE-RO. Ele lembrou a importância da participação dos representantes dos Tribunais de Contas do país, da Europa e da Argentina, e a proposta do tema deste último dia.
"Nossa intenção, ao disponibilizar um espaço especial para que Rondônia possa apresentar suas riquezas e potencialidades, visa dar uma noção mais aproximada sobre a contextualização do nosso Estado, e seu planejamento estratégico", disse.
O conselheiro lembrou a importância de grandes obras que estão sendo previstas para Rondônia, com destaque para a construção das duas usinas geradoras de energia no Rio Madeira, "cujos efeitos serão importantes para o Brasil", citando ainda o fortalecimento dos segmentos produtivos para o desenvolvimento regional.
Rochilmer Rocha fez uma análise sintética dos temas debatidos nos dois primeiros dias, do Painel Amazônico, com destaque para o tema principal relativo à Auditoria Ambiental, "um tema muito importante para o momento que vivemos".
Ele citou na ocasião uma fala do poeta amazonense Thiago de Mello, que lembrou, em defesa pela Amazônia, a necessidade de ser considerado que "a preservação da floresta só tem sentido se servir à vida das pessoas que habitam na floresta".
Coube ainda ao conselheiro Rochilmer Rocha anunciar a primeira palestra do dia, proferida pelo secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, João Carlos Gonçalves Ribeiro, com o tema "Contextualização do Estado".
Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho
Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência tem sido uma das principais bandeiras do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (P
Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)