Porto Velho (RO) domingo, 28 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Roberto Sobrinho reúne secretários e define metas 2012


O prefeito Roberto Sobrinho se reuniu com todo o seu secretariado e a chefia de gabinete na tarde desta quarta feira (1° de fevereiro) no Palácio Tancredo Neves, sede do poder executivo municipal. “É uma reunião de trabalho para organizarmos as ações a serem executadas noRoberto Sobrinho reúne secretários e define metas 2012 - Gente de Opinião último ano de nossa administração”, declarou. Também informou que o encontro serviu para fazer análises das principais propostas de governo, promover avaliações, correções e definir novas medidas para 2012.

Logo no início da reunião, o prefeito analisou os números dos indicativos de cada secretaria. Os dados revelam onde cada uma avançou e o que precisam melhorar. Em seguida, Roberto Sobrinho passou várias orientações aos secretários e deixou clara a disposição e o compromisso que todos devem ter para fazer muito mais. “Temos um conjunto de ações muito importantes para realizarmos em 2012. Nossa principal política é trabalhar e a população é quem vai avaliar o nosso trabalho”, enfatizou.

Depois da análise dos indicativos, cada secretário apresentou suas propostas, dentro do que já havia sido determinado pelo prefeito. Todas foram amplamente discutidas e avaliadas. Ao final do encontro, Roberto Sobrinho disse que as discussões foram positivas para a consolidação do plano de trabalho. “Nosso próximo passo agora será montar uma agenda de inaugurações e ordens de serviços a serem dadas”, informou.

Antes do encontro com o prefeito, a chefe de gabinete Mirian Saldaña orientou os secretários para que deixem suas secretarias arrumadas, organizadas e bem cuidadas para a próxima administração. Ela ainda informou que todas as ações executadas na gestão de Roberto Sobrinho e as que estiverem em andamento até o final do mandado serão disponibilizadas (encadernadas) para que sirvam de orientações para o próximo gestor.

Obras

Dentre os projetos anunciados e obras que se encontram em fase de execução, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informou que as obras do Centro de Convivência do Idoso, no setor Leste da Capital, estão em fase de conclusão e que o espaço deverá ser inaugurado em março. A secretária Edna Vasconcelos informou que pela primeira vez na história de Porto Velho as pessoas da terceira idade terão um local apropriado e com toda estrutura necessária para melhor qualidade de vida.

A Secretaria Municipal de Administração (Semad) destacou a instalação de mais uma torre para a concretização do Projeto Cidade Digital, cujo objetivo é fornecer internet de graça para a população. A torre foi erguida no pátio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran). O secretário Joelcimar Sampaio (Semad) disse que mais duas torres serão instaladas para que o sinal possa cobrir toda a Capital.

Educação

Na área da educação, além de reformas, ampliação, construção de novas escolas e contratação de professores, o assuntou principal foi a construção de oito creches que vão abrir mais 2,5 mil vagas. Uma delas, no bairro Marcos Freire, já está em andamento. As demais começam a ser construídas ainda em fevereiro. Dados da Semed indicam que em 2005, quando Roberto Sobrinho assumiu a administração municipal, somente 2.400 alunos eram atendidos. Atualmente, cerca de 11 mil estudantes estão matriculados, sendo 1.596 em creches.

Saúde

O secretário municipal de saúde, Williames Pimentel, informou que a Maternidade Municipal Mãe Esperança será ampliada. O mesmo vai acontecer com o Centro de Referência de Saúde da Mulher. Ele ainda falou da construção de novas unidades em Extrema, reforma em Nova Califórnia e obras em Rio Pardo, União Bandeirantes e Calama, dentre outras como as UPAS das zonas Sul e Leste e o Centro de Especialidades Médicas, que está sendo equipado e deverá ser inaugurado nos próximos dias.

Em 2005, quando Roberto Sobrinho assumiu a gestão, havia somente 17 equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Atualmente são 74 e que envolvem 2.777 profissionais. As equipes são formadas por Clínicos Gerais, Enfermeiros, Bioquímicos, Técnicos em Enfermagem e profissionais que trabalham na prevenção das doenças.

Outros

Roberto Sobrinho e os secretários também trataram da implantação de um projeto inovador para beneficiamento do pescado no Baixo Madeira. A primeira unidade está sendo construída em São Carlos. Abordaram a regularização fundiária em Jacy Paraná, compra de patrulhas mecanizadas para a Semusb e Semob, incinerador de lixo hospitalar (prestes a ser inaugurado), obras de saneamento, construção da nova rodoviária e do terminal de ônibus da Rua Euclides da Cunha, dentre diversos outros assuntos que envolvem a administração municipal.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)