Segunda-feira, 9 de julho de 2012 - 10h07
No programa “Fale com o Prefeito”, desta semana, que vai ao ar pela Rádio Rondônia FM (93,3) instigado pelas perguntas formuladas pelos ouvintes, fala sobre as várias ações desenvolvidas pela prefeitura da capital na sua administração abordando temas variados. Patrícia Santiago, do Três Marias, quis saber sobre a existência de algum programa de apoio a criação de hortas domésticas, com distribuição de sementes, e também, assistência técnica.
O prefeito explicou que o município já desenvolve um projeto semelhante, que é o Sitio Ecológico, executado pela secretária municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), utilizando o sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais). “É um projeto apoiado pelo Sebrae que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e proporcionar sustentabilidade para as comunidades atendidas. Além disso, estimula a prática da agricultura orgânica por meio de processo produtivo sem o uso de agrotóxicos. É uma forma de incentivar essa produção e o consumo de produtos orgânicos, ou seja sem agrotóxico. A Semagric está readequando o projeto para ampliar o número de agricultores participantes”, respondeu o prefeito.
Outro assunto abordado na entrevista foi o Programa de Regularização Fundiária de Porto Velho, que hoje é uma referência nacional. Roberto Sobrinho explicou que o programa já contemplou mais de 22 mil famílias com a distribuição gratuita da escritura que dá ao morador o direito de posse e propriedade. “Avançamos muito com esse programa e queremos avançar mais ainda. Depois da área urbana da capital, estamos agora trabalhando nos distritos. O primeiro a ter o processo agilizado foi Jacy-Paraná. O segundo, União Bandeirantes, que recentemente teve toda sua área urbana repassada para o domínio do município.
Também já demos entrada, junto ao “programa Terra Legal, do Governo Federal, o repasse para o município das terras de Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã”, revelou o prefeito ao ouvinte. Paulo Peixoto, do Centro, perguntou sobre a possibilidade de ampliação dos serviços do Centro de Especialidades Médicas (CEM), inaugurado recentemente. O centro funciona com uma oferta de 20 especialidades médicas à população.
O CEM atua como apoio às unidades básicas de Saúde da Família integrado à rede via on line. “Com o Centro de Especialidades Médicas melhoramos muito o serviço de marcação de consulta. Hoje o paciente quando chega na unidade de saúde, caso seja detectado a necessidade dele ser consultado por um médico especialista, ele já sai do posto com dia e hora marcados, sem a necessidade de enfrentar filas”, disse.
Roberto Sobrinho também falou de outros assuntos como o desenvolvido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os cursos de capacitação para qualificar os jovens ao mercado de trabalho, inauguração do novo Centro Municipal de Fisioterapia, contratação de médicos pelo processo seletivo simplificado, recapeamento de ruas, inauguração das Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e muitos outros assuntos.
Fonte: Joel Elias
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)