Terça-feira, 17 de abril de 2012 - 18h51
Rondônia é o primeiro do Brasil a oferecer o serviço de moto resgate com desencarcerador. “Somos o primeiro do país a aderir a esse serviço, onde cada moto é adaptada com os equipamentos de primeiros socorros, mais dois alicates hidráulicos, o que vai permitir o resgate de vítimas presas as ferragens dos veículos”, explicou Coronel Caetano.
O serviço contará a princípio com 15 motocicletas em todo o Estado, equipadas com todos os materiais necessários à prestação dos primeiros socorros como, por exemplo, colar cervical, ataduras, gases, talas para imobilização, desfibrilador, além de dois desencarceradores. As motos-viaturas foram adquiridas com recursos próprios do Estado, num investimento de cerca de R$ 1,3 milhão.
As motocicletas adaptadas serão empregadas em regiões com tráfego intenso, com a finalidade de chegar ao local do acidente de forma mais rápida. “Essa tecnologia vem para ajudar na demanda dos acidentes, principalmente naquelas regiões de difícil acesso. É com imensa satisfação que entregamos essas unidades para a população, que conta com a ajuda do Corpo de Bombeiros em situações difíceis, como a de um acidente de trânsito”, disse Confúcio.
O trabalho consiste na prestação dos serviços pré-hospitalares às vítimas de traumas e na sinalização, além de transmitir informações e facilitar o acesso de outras viaturas. “Nós estamos investindo em novas tecnologias, com isso, podemos garantir mais segurança e agilidade ao trabalho, dando uma resposta mais rápida à sociedade. Esse investimento trará grandes avanços”, disse o secretário adjunto de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Antônio Carlos dos Reis.
Em Porto Velho o número de acidentes de trânsito é grande, principalmente em horários de pico, momento em que o trânsito é intenso e nem sempre as ambulâncias conseguem ter fácil acesso ao local do acidente. “Com a moto-resgate, será possível chegar mais rápido no local chamado e agilizar os primeiros socorros, estabilizar o quadro da vítima, até a chegada da viatura que conduzirá para um hospital”, ressaltou o governador.
O governador disse ainda, que bem mais do que prestar atendimento às vítimas de acidente, é preciso estar presente nas ruas de Porto Velho, considerada uma das capitais com o trânsito mais violento do país. “Temos que fazer mais ações, mobilizar a população para diminuir os números de acidentes da Capital. Precisamos de gente nas ruas trabalhando na orientação, prevenção e repressão de motoristas apresados que não respeitam as leis e nem a vida”, finalizou Confúcio.
Fonte: Decom
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)