Terça-feira, 27 de março de 2012 - 14h39
Desde a última segunda-feira (26), os governadores de nove estados participam do fórum para elaboração de um documento a ser apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável que deverá abordar questões como a cooperação entre as ações ambientais e econômicas da região amazônica, com foco no fortalecimento da gestão ambiental, desenvolvimento sustentável das populações amazônicas e proteção do clima, entre outros.
O vice-governador do Estado de Rondônia, Airton Gurgacz, representa o governador Confúcio Moura. Além de Gurgacz, participam do fórum, o governador do Mato Grosso Silval Barbosa, Simão Jatene do Pará, Camilo Capiberibe do Amapá, Tião Viana do Acre, Omar Aziz do Amazonas, José Anchieta Júnior de Roraima, Siqueira Campos do Tocantins e Washington Luís, vice-governador do Maranhão.
Esta é a segunda reunião preparatória para a criação da "Agenda Amazônica". A primeira aconteceu em maio do ano passado e a terceira e última reunião, que selará a proposta a ser apresentada conjuntamente pelos governadores da Amazônia Legal, está marcada para maio, em Rio Branco, no Acre.
Dentre as propostas destacam-se a “Economia Verde” como o conjunto de instrumentos econômicos, financeiros e regulatórios para se atingir os objetivos desse desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza, que deve ser priorizada.
O Vice-governador Airton Gurgacz informou que “esta medida visa fortalecer os estados da Amazônia legal. Rondônia estará na Conferência da ONU na cidade do Rio de Janeiro, debatendo ações que possibilitem um crescimento sustentável e democrático”, finalizou.
RIO +20
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada no período de 13 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20, que é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
Fonte: Decom
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)