Segunda-feira, 19 de novembro de 2012 - 11h37
A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), através da Gerência de Defesa Sanitária Vegetal, promove na próxima quarta-feira (21), uma reunião técnica com o objetivo de promover a reciclagem e o nivelamento técnico da equipe da Defesa Sanitária Vegetal. O público alvo são os fiscais estaduais agrônomos da Agência. O evento será realizado no Auditório da Câmara de Vereadores, em Ji-Paraná.
Na programação estão previstas, pela manhã, apresentações das ações regionalizadas desenvolvidas pelos fiscais em seus municípios. No período da tarde, palestra da engenheira agrônoma Rachel Barbosa, gerente de defesa e sanidade vegetal, sobre a sistematização da defesa vegetal. Em seguida, palestra dos coordenadores de programa vegetal, Eutália da Cunha, Getúlio Moreno, Creuza Soté e Renato Mello, sobre os programas oficiais de agrotóxicos, pragas quarentenárias, fiscalização de trânsito, classificação e fiscalização do comércio de sementes.
As metas para o estado de Rondônia na defesa vegetal terão como temas prioritários a fiscalização de trânsito vegetal; fiscalização de comércio de agrotóxicos, receituário agrônomo e do uso de agrotóxicos em propriedade rural; procedimentos para fiscalização de desvio de uso de produtos para agropecuária e o monitoramento de pragas, principais problemas que comprometem a sanidade vegetal com expressivo trabalho de erradicação, e em constante monitoramento.
Para a gerente Rachel Barbosa, a missão da Idaron é exercer a defesa sanitária animal e vegetal, assegurando a oferta de produtos de qualidade, contribuindo para a preservação da saúde pública e do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população.
Também estarão presentes à reunião o presidente da Agência Idaron Marcelo Henrique de Lima Borges, o diretor Executivo da Idaron, Augusto Fernandes, diretora Técnica Caroline Cadamuro e os supervisores das sete regionais da Agência.
Fonte: Elaine Barbosa / Decom
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)