Porto Velho (RO) domingo, 21 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Raupp vê equívoco em cassação de governador de RO


O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) lamentou nesta sexta-feira (6), em pronunciamento no Plenário, a cassação do mandato do governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), e do vice, Daniel Pereira (PSB). A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) na quinta-feira (5). Por quatro votos a três, a corte entendeu que a coligação "Rondônia no Caminho Certo" – encabeçada pelo governador - cometeu abuso de poder econômico nas eleições de 2014. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

— Espero que a justiça prevaleça e que essa decisão seja revista para o bem do Estado e do povo de Rondônia — disse Raupp.

Segundo a ação, em uma convenção realizada no ano passado pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) para indicar os candidatos às últimas eleições, houve distribuição de comida aos participantes do evento, caracterizando abuso de poder. O senador Raupp, que esteve na convenção, afirmou que o fornecimento de alimentação e água durante convenções partidárias é comum e assegurou que a conta foi paga pelo próprio PMDB e não pelos candidatos. A candidatura de Confúcio Moura à reeleição foi referendada nesse encontro.

— Não posso concordar com tamanho equívoco. A gente assiste a convenções e participa delas há anos, há décadas. A distribuição de alimentação aos convencionais e partidários ocorre sempre. Não há qualquer abuso de poder nisso — ponderou.

Raupp ainda destacou o trabalho desenvolvido pelo governador à frente do estado e afirmou que Confúcio Moura pretende obter efeito suspensivo à decisão do tribunal local e permanecer no cargo.  A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi protocolada pela coligação "Frente Muda Rondônia", do candidato Expedito Júnior (PSDB), derrotado no segundo turno por Moura.

— Tranquilizo a população rondoniense. O Governo segue sem qualquer descontinuidade. O governador Confúcio Moura continuará no Governo, no exercício do seu mandato até que o processo seja julgado — enfatizou.

Em apartes o senadores Fernando Bezerra Coelho (PSB-pE) e Jorge Viana (PT-AC) se solidarizaram com Confúcio Moura e Daniel Pereira.

Dia Internacional da Mulher

Raupp também homenageou as mulheres, por conta do Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado no próximo dia 8. Ao elogiar a atuação feminina na política, o parlamentar citou o pioneirismo da primeira ministra britânica Margaret Thatcher, que liderou o Reino Unido entre 1979 e 1990.

— Hoje há mulheres presidindo nações, mulheres governando estados, mulheres presidindo grandes corporações, mulheres presidindo grandes indústrias, mulheres no parlamento, no Senado, na Câmara. Enfim, as mulheres hoje podem tudo — disse Raupp.

Fonte: Agência Senado

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

Cristiane Lopes amplia oportunidades para famílias atípicas com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Alvorada do Oeste

Cristiane Lopes amplia oportunidades para famílias atípicas com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Alvorada do Oeste

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência tem sido uma das principais bandeiras do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (P

Gente de Opinião Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)