O líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp(RO). Em pronunciamento da tribuna parabenizou os 40 anos de fundação da Zona Franca de Manaus que ao longo de sua existência tem contribuído para o desenvolvimento regional e do país.
Ao enaltecer a linha de atuação da SUFRAMA, o senador destacou que antes da implantação da Zona Franca de Manaus, a região norte encontrava-se completamente estagnada em termos econômicos, razão pela qual esvaziou-se e foi relegada ao mais absoluto abandono. E adiantou que os números revelados pelo Produto Interno Bruto (PIB) atestam o crescimento da região entre os anos de 1970 e 1990. Naquele período, enquanto o PIB brasileiro cresceu 11,4 vezes, o PIB da região norte cresceu 18,5 vezes.
Raupp lembrou que historicamente, a criação da Zona Franca de Manaus objetivou compensar a distância que separava a Amazônia dos grandes centros de produção e de consumo do país, além de estimular a ocupação dessa gigantesca porção do território nacional. E prosseguiu explicando que com o objetivo de atrair investimentos de outros região, a Zona Franca sempre teve o cuidado de atuar em três vertentes complementares: a industrial, a comercial e a agropecuária.
Afirmando que a SUFRAMA, ao longo desses 40 anos, cumpriu com seu papel apesar das adversidades, o líder peemedebista citou que o seu maior desafio ocorreu quando da abertura da economia brasileira no início dos anos 1990, que se fez acompanhar de forte redução na capacidade produtiva do país, e no ano passado comprovando a sua recuperação, o faturamento na Zona Franca atingiu a casa dos 22 bilhões de dólares.
Devido a esta capacidade e da mão-de-obra qualificada é que defendo que o pólo da TV digital brasileira seja implantado em Manaus por entender que nenhuma outra região esteja tão preparada para receber a produção de televisores com tecnologia digital.

Domingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)