Terça-feira, 1 de fevereiro de 2011 - 20h47
Débora Zampier
Agência Brasil
Brasília - O Partido Trabalhista Cristão (PTC) entrou hoje (1º) com uma ação que contesta as pensões pagas à ex-governadores de Rondônia, incluído o período em que o estado era território federal.
A ação contraria um artigo da Constituição estadual e duas leis locais que tratam sobre o assunto. Segundo as regras do estado, têm direito ao benefício todos os políticos que assumiram o cargo como titulares, mesmo que por poucos dias.
O partido afirma na ação que o benefício é pago atualmente a 18 ex-governadores do território e a oito ex-governadores do estado e que o valor mensal é de R$ 20 mil. Daniel Tourinho, presidente do partido, afirmou que o pagamento do benefício viola o princípio republicano, e, por consequência, os princípios da isonomia material e da moralidade.
“Com efeito, não se pode considerar como 'benefício' racional e legítimo a percepção indecorosa da graça por ex-governadores já dotados de recursos financeiros”, diz trecho da ação. O processo foi distribuído ao ministro Joaquim Barbosa.
Esta é a quarta ação ajuizada nos últimos dias no STF contra pensões pagas a ex-governadores. Na semana passada, a OAB questionou no Supremo benefícios pagos em Sergipe e no Paraná, e hoje, entrou com uma ação contra a situação no Amazonas.
Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari
Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia
A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian
Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)