Quarta-feira, 14 de dezembro de 2011 - 14h03
Médicos, enfermeiros, técnicos e Agentes de saúde de todo o município participaram de uma capacitação, nesta terça-feira, 13, sobre a Dengue e as novidades sobre as mudanças de protocolos de classificação de risco e atendimento aos pacientes com suspeita da doença. Em média 100 pessoas serão capacitadas até esta na quarta-feira, nas dependências da Fatec. Esta é mais uma das ações da secretaria municipal de Saúde (Semusa) no intuito de combater o mosquito Aedes Aegypti, que se desenvolve facilmente na região Norte devido ao clima favorável à sua proliferação.
Segundo Raimundo Feitosa, enfermeiro Coordenador de Dengue do município, o Ministério da Saúde fez uma alerta em relação à epidemia da doença em Porto Velho. “Foi divulgado através do Levantamento Rápido de Índice de Infestação, que estamos com risco de surto, porém iniciativas como esta capacitação associada a outras ações da saúde farão com que não tenhamos uma epidemia. Por isso pedimos a toda a população para que faça a sua parte, ajudando a combater os focos de dengue em suas casas”, disse Raimundo.
A médica Renata Agostinho Gaspari, participou do evento e explica que muitas pessoas não dão a importância devida à doença. “A Dengue é epidêmica e mata. Temos agentes capacitados para o trabalho de prevenção e médicos que devem notificar, para que se tenha um número real de casos e estejam preparados para identificar a doença”, conta a médica.
Em outra sala, agentes comunitários de saúde ouviram a palestrante Rosimar Cardoso da Semusa, explanar sobre o comportamento da dengue no município e os sinais e sintomas da doença e ainda a forma de identificar os suspeitos. “O papel do Agente é ir ate as casas orientar as pessoas e informar à Vigilância Epidemiológica sobre os focos e pacientes suspeitos”, disse.
O agente comunitário Itacir Backes da unidade de saúde, Renato Medeiros, no bairro Cidade do Lobo, disse que é sempre bom estar participando dessas reciclagens. ”Meu trabalho é rotineiro, mais é bom rever porque sempre tem algo novo”, conta o agente.
Fonte: Rebeca Barca
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)